POR UMA GÊNESE DO CAMPO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.11159Palavras-chave:
Sociologia. Esportes. Pierre BourdieuResumo
No presente artigo procura-se apresentar e estruturar um breve panorama histórico-sociológico sobre a constituição do campo da sociologia do esporte no cenário internacional, fazendo, em seguida, algumas inferências e transposições para pensar o cenário brasileiro e, talvez, latino-americano. Para essa investida, parte-se de uma abordagem bibliográfica de cunho exploratório, de modo a resgatar alguns elementos históricos do desenvolvimento da sociologia do esporte e, além disso, elaborar um panorama geral que contemple algumas das principais matrizes teóricas e respectivos autores que se ativeram ao estudo do fenômeno social chamado esporte moderno e, por conseguinte, contribuíram para institucionalização desse espaço de discussão acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
