Bibliotecas comunitárias em Florianópolis-SC: o olhar de seus agentes

Autores

  • Rosangela Madella Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Francisco da Chagas de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Biblioteca comunitária. Leitura. Representações sociais.

Resumo

Neste artigo, expõe-se uma parte dos resultados de estudo realizado em quatro bibliotecas comunitárias sediadas em Florianópolis, Santa Catarina. Seu objetivo é comunicar a interpretação do discurso coletivo proferido no conjunto das questões lançadas aos informantes por ocasião do estudo completo. O estudo completo foi elaborado como dissertação de mestrado, em que se buscou apreciar a relevância da participação desse tipo de biblioteca no funcionamento da sociedade. O objetivo da pesquisa foi analisar as representações sociais presentes no discurso coletivo obtido das falas proferidas por diversas pessoas envolvidas na organização e gestão dessas bibliotecas. Os informantes que contribuíram na coleta de dados em campo, definidos como agentes, foram pessoas que atuam em várias funções, desde a captação de recursos até a oferta de serviços. A partir do pensamento por elas expresso, foram identificadas algumas representações associadas às noções de escassez de investimentos públicos, ineficácia de gestão pública, exclusão social e cultural, bem como valoração da habilidade de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Madella, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.
Enquadramento Funcional: Professor Colaborador e Bibliotecária.

Francisco da Chagas de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1994). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina, junto o Departamento de Ciência da Informação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na linha Profissionais da Informação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Bibliotecária, Política Profissional, Politicas Públicas de Informação e Ética Profissional, estudando-os com o emprego da Teoria das Representações Sociais e da análise de discursos, particularmente, adotando o Discurso do Sujeito Coletivo. Atualmente, é editor responsável por números temáticos especiais do periódico científico ENCONTROS BIBLI: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação e lider do Grupo Informação, tecnologia e sociedade.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

MADELLA, R.; SOUZA, F. da C. de. Bibliotecas comunitárias em Florianópolis-SC: o olhar de seus agentes. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 171–195, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/24324. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo