O uso estratégico de modelos de comunicação digital na gestão dos espaços infocomunicacionais de bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.142663Palavras-chave:
bibliotecas universitárias, espaços infocomunicacionais, ciclo da informação, gestão da informação, comunicação digitalResumo
Esta pesquisa aborda o ciclo de gestão da informação e do processo comunicativo, bem como o uso de modelos como instrumentos norteadores da gestão das ações de informação nos espaços infocomunicacionais. O objetivo é teorizar e construir um modelo de comunicação voltado para as mídias sociais de bibliotecas universitárias. A pesquisa é de natureza exploratória de caráter descritivo-explicativo, fundamentada em uma investigação e avaliação crítica de estudos retrospectivos pertinentes, a fim de propiciar a construção de ideias e conceitos acerca dos temas. Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio da análise dos modelos do ciclo da gestão da informação e dos modelos de comunicação digital descritos na literatura. A partir da análise realizada e contrapondo-a com a contemporaneidade das mídias digitais, foi construído um modelo que ilustra o processo comunicativo das bibliotecas universitárias nos espaços digitais de comunicação. Como conclusão, o estudo apresenta um modelo de comunicação digital que pode ser utilizado por qualquer biblioteca que deseje, possuindo como diferencial a possibilidade de adequação ao processo comunicativo das bibliotecas nos espaços infocomunicacionais modernos.
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