A biblioteca escolar e a formação do leitor durante a pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.142284

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Formação do leitor, Mediação de leitura, Ensino à distância na pandemia

Resumo

A pandemia da covid-19 trouxe desafios para os processos de ensino aprendizagem prevalentemente presenciais e gerou grandes mudanças na metodologia de trabalho dos educadores devido ao dtanciamento social. Nesse contexto, como se deu a mediação da leitura através das bibliotecas escolares no Brasil? Quais foram suas estratégias e ações de mediação e incentivo à leitura colocadas em prática de maneira remota, bem como os recursos utilizados nesse processo? Esse cenário e essas perguntas são o fio condutor deste trabalho, no qual, o referencial teórico que norteia esta discussão contempla temas correlatos, como a importância da leitura, a cultura digital, os impactos da pandemia sobre a sala de aula e a contribuição da biblioteca escolar. Para a coleta de dados de uma pesquisa qualiquantitativa foi aplicado um questionário eletrônico semiestruturado para profissionais à frente de bibliotecas escolares do país. Posteriormente, foram convidados alguns respondentes desse questionário para uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa relataram sucessos e dificuldades na promoção da leitura à distância com os usuários-leitores, e reafirmaram a importância da leitura, da biblioteca escolar e da mediação da leitura. Constatamos que os respondentes de bibliotecas escolares da região Sudeste desenvolveram mais ações de incentivo à leitura se comparados aos profissionais de outras regiões. Os resultados indicaram que os profissionais atuantes na biblioteca escolar conseguiram promover a interação entre a biblioteca escolar, a formação do leitor e o meio digital, e que com disponibilidade de tempo e planejamento foi possível lograr em mediar a leitura mesmo com o distanciamento social.

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Biografia do Autor

Arlete Inocência Menezes Leal Granados , Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012). Pesquisa sobre leitura e formação do Leitor. Tem experiência na área de Ciência da Informação, na Coordenadoria de Bibliotecas Universitárias, Organização de Arquivos e Biblioteca Escolar. Atua como Bibliotecária-chefa no Colégio Franciscano Sagrada Família e é idealizadora do projeto digital Biblioteca sem Muros. Atualmente integra o grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NEPEL da UEMG. Áreas de interesse: leitura e formação do leitor: teorias e práticas; leitura e literatura; leitura e as tecnologias digitais; bibliotecas escolares; biblioteca e aprendizagem; acesso à informação; educação; letramento.

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação/UEMG em 2013/14. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: saberes e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

GRANADOS , A. I. M. L.; SILVA, S. A. da. A biblioteca escolar e a formação do leitor durante a pandemia da covid-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.142284. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/142284. Acesso em: 12 maio. 2025.

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Artigo