A biblioteca escolar e a formação do leitor durante a pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.142284Palabras clave:
Biblioteca escolar, Formação do leitor, Mediação de leitura, Ensino à distância na pandemiaResumen
A pandemia da covid-19 trouxe desafios para os processos de ensino aprendizagem prevalentemente presenciais e gerou grandes mudanças na metodologia de trabalho dos educadores devido ao dtanciamento social. Nesse contexto, como se deu a mediação da leitura através das bibliotecas escolares no Brasil? Quais foram suas estratégias e ações de mediação e incentivo à leitura colocadas em prática de maneira remota, bem como os recursos utilizados nesse processo? Esse cenário e essas perguntas são o fio condutor deste trabalho, no qual, o referencial teórico que norteia esta discussão contempla temas correlatos, como a importância da leitura, a cultura digital, os impactos da pandemia sobre a sala de aula e a contribuição da biblioteca escolar. Para a coleta de dados de uma pesquisa qualiquantitativa foi aplicado um questionário eletrônico semiestruturado para profissionais à frente de bibliotecas escolares do país. Posteriormente, foram convidados alguns respondentes desse questionário para uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa relataram sucessos e dificuldades na promoção da leitura à distância com os usuários-leitores, e reafirmaram a importância da leitura, da biblioteca escolar e da mediação da leitura. Constatamos que os respondentes de bibliotecas escolares da região Sudeste desenvolveram mais ações de incentivo à leitura se comparados aos profissionais de outras regiões. Os resultados indicaram que os profissionais atuantes na biblioteca escolar conseguiram promover a interação entre a biblioteca escolar, a formação do leitor e o meio digital, e que com disponibilidade de tempo e planejamento foi possível lograr em mediar a leitura mesmo com o distanciamento social.
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