As práticas de leitura e de informação das pessoas que integram o coletivo de bibliotecas comunitárias “Releitura-PE”
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245283.117736Palavras-chave:
Comunidade, Leitura, Informação, Rede de bibliotecas, PernambucoResumo
Apresenta o que a biblioteca, a leitura e a informação representam para as pessoas que integram o coletivo Releitura-PE, por meio do sentido atribuído às suas práticas leitoras e informacionais. Utiliza pesquisa bibliográfica e exploratória para exibir quais são as bibliotecas comunitárias estudadas e discutir o que são práticas leitoras e informacionais. Usa, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, para recolher depoimentos das pessoas integrantes dessas bibliotecas, tais como gestores(as), educadores(as), mediadores(as) de leitura e interagentes, e analisa e categoriza os relatos por meio da técnica de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Expõe, em três categorias de análise, as formas de interação com a biblioteca, os sentidos da leitura e a apropriação da informação dos(das) integrantes da Releitura-PE. Aponta que a biblioteca comunitária é um lugar de convivência onde ocorrem significativas e ricas práticas leitoras e informacionais. Como equipamentos sociais, elas produzem, fomentam e compartilham tais práticas, a fim de fortalecerem as ações comunitárias locais e ampliarem as possibilidades e oportunidades das pessoas que nelas vivem. Conclui que as significações e as atribuições de sentido dadas, pelos(as) integrantes das bibliotecas, às suas práticas leitoras e informacionais refletem-se em suas ações sociais, evidenciando que as interferências contextuais, culturais e ideológicas participam, de maneira dialética, no modo como leem e se informam, bem como na forma como se relacionam com a biblioteca comunitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.