Sustentabilidade social e promoção da leitura

vínculos entre políticas públicas e a educação de qualidade no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.135828

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, Agenda 2030, formulação de política pública, política de leitura, análise de política pública

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo saber em que medida as políticas públicas brasileiras Plano Nacional do Livro e Leitura e Política Nacional de Leitura e Escrita se harmonizam com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, de educação de qualidade, da Organização das Nações Unidas sob uma perspectiva de sustentabilidade social. Para esse fim, foi necessária uma pesquisa de método misto, devido às abordagens quantitativa e qualitativa para lidar com os dados. Escolhemos o método de pesquisa Análise de Conteúdo para analisá-los. Especificamente, usamos a técnica de análise categórica e estabelecemos um sistema de codificação. As políticas públicas Plano Nacional do Livro e Leitura e Política Nacional de Leitura e Escrita se unem a apenas três das dez metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, sendo elas: (1) garantir processos de aprendizagem significativos (meta 4.1); (2) oferecer bolsas de estudo para o desenvolvimento profissional (meta 4.b); e (3) desenvolver programas de formação de professores (meta 4.c). Entretanto, foram observados outros vínculos não relacionados a esse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Eles dizem respeito ao seguinte: (1) direitos autorais e economia do livro; (2) práticas sociais de leitura; (3) ambientes de aprendizagem onde promover a leitura; (4) pesquisas e estudos sobre a cadeia produtiva do livro e o mercado de consumo de informação; (5) uso da tecnologia para aprimorar as práticas de promoção da leitura; e (6) simbolismo durante as atividades de promoção da leitura. O estudo conclui que apesar do potencial das políticas públicas brasileiras de promoção da leitura para alavancar uma educação de qualidade no âmbito da sustentabilidade social, os documentos analisados ​​não apresentam correlações significativas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030. Isto sugere que o Plano Nacional do Livro e Leitura e a Política Nacional de Leitura e Escrita devem, até 2030, incorporar os sete requisitos que faltam do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Educação de Qualidade (metas 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6, 4.7 e 4.a), evidenciar todas as dez metas e estabelecer uma política pública para a promoção da leitura baseada no desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Everton Camillo, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela mesma instituição. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

CAMILLO, E. Sustentabilidade social e promoção da leitura: vínculos entre políticas públicas e a educação de qualidade no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, p. 135828, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.135828. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/135828. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo