Políticas públicas

marco legal para as bibliotecas escolares

Autores

  • Márcio Barbosa de Assis Universidade Federal de Lavras
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245281.327-352

Palavras-chave:

Biblioteca educacional, Biblioteca - Legislação, Biblioteca escolar, Letramento

Resumo

Considerando a biblioteca escolar como um espaço de formação de leitores e recurso pedagógico, apresentamos uma revisão de literatura sobre a legislação em prol da biblioteca escolar, sua estrutura, equipamentos, acervos, sua utilização, da importância de se ter um profissional qualificado e a interrelação do bibliotecário com os professores, a fim de que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos seja facilitado e potencializado. Com o intuito de contribuir e fomentar o acesso ao livro e a utilização dele, o Governo Federal dispõe de marcos regulatórios para a política de biblioteca, do livro e da leitura. Discutimos também a necessidade de uma formação efetiva e continuada dos bibliotecários, professores e agentes de leitura, a fim de fortalecer a biblioteca como ambiente democrático de acesso ao conhecimento, para ações de leitura, a partir dos objetivos, funções e missão da biblioteca escolar. A biblioteca é um instrumento de desenvolvimento da cultura e também do currículo escolar, pois nutre a leitura e, consequentemente, gera o aprendizado. Mas para que esse processo seja efetivado, além de uma íntima parceria com os professores, é necessário também que as políticas governamentais sejam efetivadas, prevendo e consolidando os investimentos necessários à biblioteca escolar.

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Biografia do Autor

Márcio Barbosa de Assis, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (PPGE-UFLA) (2020). Pós-graduação em Gestão Pedagógica de Empresas (2006) e em Metodologia de Ensino Superior (2004), pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999). Atuou como professor titular no curso de Biblioteconomia, da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e como professor colaborador no Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Atualmente ocupa o cargo de bibliotecário/documentalista na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguimentos: bibliotecas universitárias e públicas, gestão de biblioteca, normalização de trabalhos científicos, gestão da informação, atendimento e treinamento de usuários, processamento técnico (indexação, catalogação e classificação de documentos) e na docência.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE-UFLA.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

ASSIS, M. B. de; GOULART, I. do C. V. Políticas públicas: marco legal para as bibliotecas escolares. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 327–352, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245281.327-352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112007. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigo