12 +1. SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO: “GAME OF THRONES: A IRA DOS DRAGÕES”

Isaac Pérez López, Enrique Rivera García, Carmen Trigueros Cervantes

Resumo


A proposta de gamificação apresentada objetiva avaliar a evolução dos sentimentos de discentes no decorrer do processo de aprendizagem. O estudo foi realizado com 50 estudantes de Educação Física, tendo como contexto a aula universitária. Baseado na série Game of Thrones, o alicerce metodológico apoiou-se em análise interpretativa dos diários e reflexões finais dos atores investigados. Os principais resultados refletem diferenças de sentimentos em relação ao sexo, os quais permanecem inalterados ao longo do processo de aprendizagem, suscitando uma ideia de estudo como prazer. Os achados explicitam ainda que, concernente aos sentimentos, o docente mantém uma linha estável de transmissão de confiança, enquanto que em relação aos companheiros de equipe e amigos, demonstram sentimentos tanto positivos quanto negativos. Como conclusão, pode-se inferir que a gamificação, como estratégia metodológica, favorece a motivação do discente, revertendo-se em melhoria do processo de aprendizagem.

 


Palavras-chave


Educação superior. Pesquisa qualitativa. Capacitação de professores.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.88031

Direitos autorais 2019 Movimento (ESEFID/UFRGS)



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment