O QUESTIONAMENTO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE DECISÃO DE ESTUDANTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Vicente María Gaspar Gil, Fernando Del Villar Álvarez, Alba Práxedes Pizarro, Alberto Moreno Domínguez
Resumo
O principal objetivo do estudo foi analisar o efeito de um programa de ensino centrado na compreensão, baseado no questionamento, na tomada de decisões nas ações de passe e do lançamento, numa unidade didática de basquetebol no ensino fundamental. Participaram 37 alunos com idades compreendidas entre 11 e 12 anos. A variável independente foi o programa de intervenção baseado no modelo
Teaching Games for Understanding (TGfU). A variável dependente de tomada de decisão foi avaliada através da observação sistemática
. Os resultados mostraram que, após a intervenção, os alunos que receberam o questionamento durante o desenvolvimento das atividades de treino melhoraram sua tomada de decisão em relação aos alunos que não o receberam. Esses resultados mostram a necessidade de incluir esse modelo pedagógico nos programas de ensino nos níveis superiores do ensino fundamental.
Palavras-chave
Tomada de decisão. Ensino fundamental. Basquetebol.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.86547
Direitos autorais 2019 Movimento (ESEFID/UFRGS)
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |



Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |
