SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Raquel Krapp do Nascimento, Alessandra Catarina Martins, Jorge Both, Gelcemar Oliveira Farias, Juliana Regina Silva Guimarães, Alexandra Folle

Resumo


O objetivo desta revisão sistemática foi analisar os artigos empíricos publicados sobre satisfação no trabalho de docentes de Educação Física que atuam na educação básica. A consulta foi realizada nas bases de indexação LILACS, SciELO, Scopus e Web of Science. O processo de seleção resultou em 18 artigos que atenderam aos critérios de inclusão da revisão. A maior parte dessas produções científicas é nacional, se concentra principalmente na Região Sul do Brasil, com abordagem quantitativa e uso de questionários/escalas como instrumento de medidas. A análise dos resultados expostos nos artigos revelou que os docentes estavam majoritariamente satisfeitos com a avaliação global do trabalho e com aspectos do trabalho englobados nas dimensões relevância social, leis e normas do trabalho, progressão na carreira e autonomia no trabalho, apresentando-se insatisfeitos com aqueles referentes à remuneração e às condições de trabalho.

 


Palavras-chave


Professores escolares. Satisfação no emprego. Promoção da saúde. Produção científica e tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.82573

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