OS JOGOS PAN-AMERICANOS E O ENRAIZAMENTO DO MOVIMENTO OLÍMPICO NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.72860Palavras-chave:
História. América Latina. Movimento Olímpico.Resumo
O objetivo desta pesquisa é discutir o processo histórico de estabelecimento dos Jogos Pan-Americanos (Pan) e o processo de enraizamento do Movimento Olímpico na América Latina. A coleta de dados reúne fontes primárias das décadas de 1940 e 1950, a saber: documentos oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI), da Organização Pan-Americana de Desportos (ODEPA), dentre outros. A análise dos dados foi realizada a partir da produção de uma narrativa histórica. Dois argumentos se destacaram em relação à proposta de estabelecer os Jogos Pan-Americanos: 1. O papel diplomático dos Jogos; 2. A visão idealística implicada no evento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
