O DIVERTIMENTO IMPORTADO: UMA COLONIZAÇÃO CULTURAL NO SERTÃO NORTE-MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.109194Palavras-chave:
Atividades de Lazer. História do Século XX. Esportes. TrabalhoResumo
Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento de aspectos modernos na cidade de Montes Claros, na primeira metade do século XX, localizada no Norte do estado de Minas Gerais, e problematizou as tensões sociais existentes entre a aquisição de novos hábitos e as antigas tradições locais. Foram buscadas informações na imprensa jornalística da época, a partir do periódico Gazeta do Norte, o jornal de maior circulação da cidade de Montes Claros no período de 1918 a 1962. Identificou-se que, no sertão do Brasil do século XX, as diversões se constituíram em meio a tensões entre a tradição e o moderno. Para além disto, o tempo e o espaço locais estabeleceram relações com a formação do binômio trabalho e divertimento em Montes Claros. O advento da modernidade permitiu a apropriação, não sem resistências e tensões, de um conjunto de valores e práticas que se distinguiam das vigentes no ordenamento social até então.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
