O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E A LÓGICA DO JOGO EM MEIO AO PROCESSO DE ORGANIZACIONAL SISTÊMICO

Alcides José Scaglia, Riller Reverdito, Lucas Leonardo, Cristian Lizana

Resumo


Neste artigo descritivo e propositivo temos como objetivo abordar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos, partindo do pressuposto que devem ser entendidos a partir da natureza ontológica do jogo, do processo organizacional e da lógica inerente dos jogos coletivos. Propomos o processo de ensino tendo por referência a concepção de competências essenciais, as quais emanam da interação entre as referências funcionais e estruturais, as quais regulam a lógica do jogo. Portanto, lançamos as bases para o desenvolvimento de uma metodologia pautada no jogo e dos parâmetros para a estruturação do currículo de formação baseado em competências.

Palavras chaves: jogos esportivos coletivos, competências essenciais, lógica do jogo, processo organizacional sistêmico.


Palavras-chave


jogos esportivos coletivos. competências essenciais. lógica do jogo. processo organizacional sistêmico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37893

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