Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2642Palavras-chave:
Percepções de competência. Desenvolvimento motor. Gênero.Resumo
Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
