AÇÃO-REFLEXÃO-TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS ARTICULADOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.126071Palavras-chave:
Educação, Saúde, COVID-19, Sistema Único de SaúdeResumo
O viver um período pandêmico segue nos desafiando e gerando novas experiências e perguntas/questões de pesquisa. As produções da primeira edição de 2022 da ‘Saberes Plurais: educação na saúde’ expressam este viver. Os relatos de experiência abordam as temáticas da educação em saúde – produção de materiais educativos audiovisuais para pacientes com asmas e de materiais educativos digitais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e intervenções com adolescentes escolares –, e da educação permanente de profissionais da saúde. Os artigos originais mobilizam, a partir de diferentes metodologias, a educação interprofissional nas Residências Multiprofissionais, as tecnologias educacionais para a consulta do profissional enfermeiro, a formação para a preceptoria e a saúde mental de estudantes do curso de Medicina. Por fim, um ensaio crítico discute os custos psicossociais da pandemia nas sociedades que integram a União Europeia. São textos que nos permitem a análise-reflexão de problemáticas que articulam questões da Educação e da Saúde, tanto na formação quanto no processo de cuidado em saúde, trazendo-nos a possibilidade de aprender ‘com’ e ‘sobre’ o outro. A intenção é essa: inspiração, ação e transformação!
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