Mudanças na educação superior em cursos da saúde: análise da evasão no curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v1i1.63717Resumo
A partir da proposta do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das
Universidades Federais (REUNI), a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS), que possui um curso diurno de Odontologia desde 1898,
iniciou, em 2010, o curso noturno. Entendendo que, além de garantir o acesso ao ensino
superior são necessárias condições de permanência do estudante no curso até sua conclusão, o
presente artigo propôs-se a analisar a evasão no curso noturno de Odontologia, no período
entre 2010 e fevereiro de 2014. O trabalho faz parte de dissertação vinculada ao Programa de
Pós-graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da UFRGS. A coleta de dados
aconteceu por meio de análise documental (históricos escolares e relatórios do sistema de
graduação) e entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores do curso (n=14). Os
dados quantitativos foram digitados no software IBM SPSS Statistics para Windows e
analisados por meio da distribuição de frequências. Já os dados qualitativos foram
interpretados pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. O
percentual de evasão do curso observado no período foi de 19,9%. Dos estudantes evadidos,
79,2% saíram do curso noturno para cursar Odontologia no período diurno na mesma
instituição. Os principais aspectos relacionados à evasão foram a duração de oito anos do
curso (considerado muito longo), a melhor adaptação ao horário diurno de estudo e a
oportunidade de realizar a transferência interna para o curso de período diurno. Estudantes
relataram que ter um bom emprego durante o dia, poder cursar disciplinas no semestre
seguinte, em caso de reprovação, e um menor tempo de duração do curso são fatores que
podem influenciar a permanência no curso. Os resultados encontrados podem subsidiar a
proposição de estratégias para a permanência do estudante no curso até sua conclusão.
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