À propos de cette revue
A Organon é uma revista científica do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que objetiva a divulgação de trabalhos, total ou parcialmente inéditos, no campo dos Estudos Linguísticos, dos Estudos Literários e dos Estudos da Tradução. A revista aceita trabalhos de autores/as doutores/as. Não doutores/as poderão enviar trabalhos em coautoria. As avaliações são realizadas no modo duplo-cego.
Annonces
Numéro courant

Nas últimas duas décadas, o protagonismo indígena no campo da literatura tem se fortalecido. Há mais escritores/as em atuação, sendo pesquisados/as por mais estudantes e professores indígenas e não-indígenas; maior presença das literaturas indígenas em feiras de livros e eventos dedicados à literatura em geral; entre outros indícios. Esse cenário, no entanto, ainda não surtiu os efeitos desejados, quando constatamos a violação dos direitos indígenas garantidos na Constituição Federal de 1988, a continuidade de políticas etnocidas e genocidas, a permanência de estruturas preconceituosas de hierarquização de saberes, a ameaça constante à vida de seres humanos e não-humanos e a destruição do planeta e de modos de vida não hegemônicos etc.
Tendo em mente as possibilidades e limites que se abrem no campo de estudo das literaturas indígenas, perguntamos: Por que não lemos autores/as indígenas? O que os textos de autores/as indígenas trazem de diferente e/ou semelhante em relação a autores/as não-indígenas? Como se dá dentro dos textos de autores/as indígenas a relação com suas línguas maternas (sejam elas línguas indígenas ou o português)? Qual é a relação do mercado editorial com esses/as autores/as? Como as universidades têm abordado as literaturas indígenas? Quando a Lei 11.645/08 vai finalmente ser cumprida nas universidades e nas escolas de ensino básico?
Pensando "literaturas indígenas" em sentido expandido – textos de gêneros diversos (prosa, poesia, texto dramático, relatos, narrativas, transcrição de situações diversas de oralidade, textos híbridos etc.) compostos em autoria individual, partilhada ou coletiva –, este dossiê acolherá artigos que analisem textos escritos por autores/as indígenas, sobre quaisquer temáticas (sejam elas mais próximas ou mais distantes do que se considera como propriamente "indígena").
Organizadoras: Prof. Dra Ana Liberato Tettamanzy (UFRGS), Prof. Dra. Márcia Mura (SEDUC-RO) e Prof. Dra Suene Honorato (UFC).
Artigos
Seção livre
Resenha
- MISSÃO
A Organon é uma revista científica do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que objetiva a divulgação de trabalhos, total ou parcialmente inéditos, no campo dos Estudos Linguísticos, dos Estudos Literários e dos Estudos da Tradução.
- POLÍTICA
Somente são aceitos artigos submetidos por doutores.
Aceitam-se submissões em coautoria, sendo que pelo menos um dos autores deve ser doutor. Todos os autores e coautores deverão ser identificados na mesma submissão.
Para garantir a diversidade editorial, somente permite-se a publicação de 1 (um) trabalho da mesma autoria ou coautoria por edição. Caso o autor envie mais de um texto, será considerado apenas o primeiro enviado. Além disso, após a publicação de um trabalho, o autor deverá aguardar o prazo de 1 (um) ano para nova submissão no periódico.
Em cada edição, é permitida a publicação de no máximo 25% de artigos com autoria ou coautoria de autor(es) vinculado(s) à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As avaliações dos artigos são realizadas por pares da área e às cegas.
As edições são publicadas online semestralmente. Cada número tem um tema específico, proposto por seus Organizadores, que são escolhidos por Edital lançado pela Comissão Editorial da Organon.