“ESSA É UMA HISTÓRIA DE FICÇÃO, NÃO ACONTECEU DE VERDADE, MAS PODERIA TER ACONTECIDO”

UMA OUTRA LITERATURA DO PRÉ-BRASIL A PARTIR DA OBRA O KARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.144803

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar outra leitura sobre a história do Brasil a partir da obra O Karaíba de Daniel Munduruku (2018). A partir de um levantamento bibliográfico e utilizando-se dos pressupostos da Literatura Comparada, buscou-se apresentar outra perspectiva sobre a história do Brasil, a partir das vozes indígenas evidenciadas em uma narrativa metaficional historiográfica. Esse processo evidencia as tradições e mundivivências indígenas, possibilitando novas reflexões sobre a conjuntura brasileira antes da invasão europeia, contribuindo para a desconstrução de narrativas estereotipadas acerca dos povos indígenas. Desse modo, este estudo posibilita o desenvolvimento de pensamentos críticos e reflexivos sobre o enfrentamento aos ideiais colonialistas. Conclui-se que a literatura indígena brasileira evidencia o protagonismo dos povos originários, desconstruindo a versão unilateral da história propagada pelos europeus, e revelando um novo ponto de vista acerca da história do Brasil. Pretendemos dialogar com a história do Brasil e construir uma base teórica sólida a partir da crítica contemporânea recorrendo a nomes como Airton Krenak, Suene Honorato, Márcia Wayna Kambeba, entre outros autores e autoras que contribuem para esse debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucileia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestranda em Letras pela Universidade Regional do Cariri -- URCA/CE. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Foi Bolsista de iniciação científica do PIBIC/FUNCAP - URCA/CE. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Ciência e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri. Pós-graduanda em Letras e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).Realiza pesquisas nas áreas de literatura indígena, dramaturgia indígena, e os processos de ensino da língua portuguesa na educação básica.

Francisca Carolina Lima da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Regional do Cariri (2011), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas brasileira e africanas de língua portuguesa pela URCA (2012), especialização interdisciplinar em Literaturas africanas pela UNILAB (2022), mestrado em Letras/Literatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016), e é doutora em Letras/Literatura (2024), pela UFC. Atualmente é assistência a docência do Pólo UAB - Campos Sales (CE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), também atuando como vice-diretora do campus avançado da Universidade Regional do Cariri de Campos Sales. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, tendo experiência na área de ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

SILVA, M. L. G. da; SILVA, F. C. L. da. “ESSA É UMA HISTÓRIA DE FICÇÃO, NÃO ACONTECEU DE VERDADE, MAS PODERIA TER ACONTECIDO”: UMA OUTRA LITERATURA DO PRÉ-BRASIL A PARTIR DA OBRA O KARAÍBA. Organon, Porto Alegre, v. 40, n. 79, 2025. DOI: 10.22456/2238-8915.144803. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/144803. Acesso em: 27 abr. 2025.