A CONFLUÊNCIA, O ENCANTAMENTO E A VIVACIDADE DOS RIOS:

COSMOPOÉTICAS DAS ÁGUAS EM POEMAS DE ELLEN LIMA WASSU, NATALIE DIAZ E TRUDRUÁ DORRICO, TRÊS POETAS INDÍGENAS DE ABYA YALA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.144373

Resumo

Este texto se dedica a observar a presença dos rios em poemas de três escritoras indígenas de Abya Yala – Ellen Lima Wassu, Natalie Diaz e Trudruá Dorrico. Como apoio crítico, verifica-se que pensadoras e pensadores indígenas de diferentes localizações deste continente – como Moira Millán e Ailton Krenak – apresentam defesas muito semelhantes, enfatizando necessidade de se confrontar a colonialidade para que se possa ouvir e perceber a linguagem das águas e demais expressões cosmológicas. Assim, compreende-se que este é um caminho incontornável para cultivar modos mais cuidadosos de conviver e bem viver com a Terra e com as demais formas de vida. Outra grandiosa contribuição parte do legado contra-colonial de Antonio Bispo dos Santos (Nego Bispo), que também propôs inspiradoras formas de confrontar a colonialidade, a exemplo de seu ato de semear palavras. Confluência é um dos conceitos cultivados por ele que contribui significativamente para nutrir as reflexões apresentadas neste trabalho. Somando-se a ele, outros importantes conceitos na ambientação das considerações aqui apresentadas foram encantamento e vivacidade, desenvolvidos pelos pensadores Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas. Em sua argumentação, estes pensadores enfatizam que práticas de encantamento e de ativação da vivacidade são caminhos indispensáveis de afirmação da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Alexandre Correa, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Thiago Alexandre Correa é graduado em Letras Português e Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É estudante da pós-graduação em Letras na UTFPR - campus Curitiba/ PR.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

CORREA, T. A. A CONFLUÊNCIA, O ENCANTAMENTO E A VIVACIDADE DOS RIOS: : COSMOPOÉTICAS DAS ÁGUAS EM POEMAS DE ELLEN LIMA WASSU, NATALIE DIAZ E TRUDRUÁ DORRICO, TRÊS POETAS INDÍGENAS DE ABYA YALA. Organon, Porto Alegre, v. 40, n. 79, 2025. DOI: 10.22456/2238-8915.144373. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/144373. Acesso em: 27 abr. 2025.