CHAMADA PARA O NÚMERO 81 - NARRATIVAS EM SAÚDE: HISTÓRIA(S) PELO LÉXICO, TEXTOS E DISCURSOS.
Diferentes estudos sobre as narrativas em Saúde, feitos por linguistas, filólogos, cientistas da ciência, pesquisadores da Saúde, historiadores, teóricos da literatura, entre outros, em abordagens cronológicas, diacrônicas ou sócio-históricas, demonstram a relevância de recuperar, em diferentes cenários textuais e discursivos e recortes temporais, uma genealogia dos conhecimentos e saberes sobre as doenças e seus tratamentos. Tanto narrativas “técnicas”, não ficcionais, como os espelhamentos literários associados a saberes para enfrentar epidemias e diferentes quadros de adoecimento tornaram-se protagonistas para a verificação de diferentes tipos de conhecimentos, desconhecimentos, epistemologias e fases de letramentos em Saúde. São estudos que oferecem variados insumos para a configuração da história das línguas e linguagens, servindo como fontes para a Epidemiologia Histórica e para a História das Ideias e dos Conceitos.
Nesse cenário, este número da Organon, com o tema “Narrativas em Saúde: história(s) pelo léxico, textos e discursos” aceitará contribuições inéditas sobre experiências e métodos úteis para pesquisa sobre tratamentos de narrativas sobre temas de Saúde, em enfoques históricos, sócio-históricos ou diacrônicos, ou aplicações que os utilizem, incluindo, mas não se limitando a:
- Lexicografia histórica e lexicologia
- O léxico da Saúde em textos de naturezas várias (literárias, memorialísticas, documentais etc.)
- Análise e reconhecimento de variantes linguísticas e de dialetos
- Representação de conteúdos de coleções/acervos digitais
- Extração de palavras-chave e terminologia(s) em cronologias
- Filologia, paleografia e edição crítica
- Filologia digital, edições críticas e crítica textual com apoio informatizado
- Lexicometria e/ou distribuição léxica e análise estatística de textos de coleções digitais
- Desambiguação de sentidos de palavras – análise semântica histórica
- Entidades Nomeadas e anotação morfossintática de corpora históricos
- Ontologias e tesauros em cronologias
- Estilometria, atribuição de autoria e perfis de escrita
- Abordagens multimodais para narrativas em Saúde (por exemplo, combinando textos, arquivos de fala, análises de imagem em cronologias)
- Processamento de corpora históricos
- Recursos e codificação de coleções digitais
Organizadores: Prof. Dra. Maria José Bocorny Finatto (UFRGS), Prof. Dra. Alicia Duhá Lose (UFBA), Prof. Dra. Luciana Boose Pinheiro (UFCSPA) e Prof. Dr.Sandro Marcío Drumond Marengo (UFS)
Submissões de artigos, textos para seção livre e resenha: de 14/07 a 14/08