Organon


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Notícias

 

Prorrogado até 01 de junho, segunda-feira

 

Prorrogado o período de submissões de artigos e resenhas para o Número Especial 2020 - "Configurações discursivas nas e sobre as Amazônias" da revista Organon do Instituto de Letras da UFRGS - Qualis B1 (2013-2016). Novo prazo: 01/6/2020.

 
Publicado: 2020-05-24
 

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Publicado: 2020-05-20
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON NÚMERO ESPECIAL 2020

 

A revista Organon, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convida à submissão de artigos inéditos para o seu dossiê, organizado em torno do tema “Configurações discursivas nas e sobre as Amazônias”, a ser publicado como Número Especial no 2º semestre de 2020.

O objetivo é publicar artigos que se voltem a diferentes práticas de linguagem produzidas no domínio de três campos do conhecimento ou sua interface: linguístico, literário e artístico.

Priorizam-se estudos sobre a produção de culturas sobre/nas Amazônias, negociações e disputas presentes nas relações existentes entre as diferenças. Configurações da/na e sobre a Amazônia em relatos autobiográficos, crônicas de viagens, narrativas míticas, narrativas orais e escritas, poéticas contemporâneas, discursos na mídia e em outros ambientes, política de língua, diversidade linguística, representações da diversidade cultural no campo da formação, em domínios escolares, acadêmicos e ficcionais estão entre os temas a serem abordados no dossiê, de modo a favorecer a compreensão sobre o repertório produzido nas e sobre as Amazônias, numa perspectiva intercultural e transtemporal.

Organizadores: Rita Lenira de Freitas Bittencourt (UFRGS), Solange Mittmann (UFRGS), Nilsa Brito Ribeiro (UNIFESSPA) e Márcio Araújo de Melo (UFT).

- Os autores deverão ser doutores ou doutorandos. Mestrandos somente serão aceitos como coautores.

- Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), respeitando as normas de submissão da revista. 

- Atenção para o período de submissão: de 11 a 25 de maio de 2020.

Qualis 2013-2016: B1

 

 
Publicado: 2020-04-23
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS N. 68

 
Estão encerradas as submissões de artigos para o número 68.  
Publicado: 2020-04-23
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº68

 

APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nesta chamada, propõem-se reunir artigos que versem sobre os processos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) mediados por tecnologias e compreendidos como indissociáveis e, por vezes, suscetíveis às questões culturais, sociais e individuais que costumam fazer parte da rotina de aprendizes e de professores de LE. As implicações de tal mediação – tecnológica, cultural e social – serão aqui examinadas por pesquisadores interessados na análise de temas que dão conta do ensino assistido pelas novas tecnologias (CALL), sem esquecer o escrutínio de elementos imprescindíveis para a aprendizagem de uma nova língua, tais como aqueles relativos ao pertencimento, ao alinhamento social e à elaboração de identidades flexíveis e mutáveis (Norton, 2015). O ambiente digital consiste numa possibilidade de ressignificação tanto das práticas de ensino-aprendizagem quanto das identidades dos aprendizes e dos professores de LE em tempos de globalização e de renovação de crenças como resultado da emergência de novos letramentos (Lankshear e Knobel, 2011). O caráter flexível e mutável da construção identitária de professores e de aprendizes de LE, defendido por Bonny Norton desde meados da década de 1990 e ratificado por Rajagopalan (2003), encontra-se em consonância com a impermanência do ciberespaço que é definido por Lévy (2007) como em constante transformação. Os textos que farão parte deste número da Revista Organon focalizarão o ensino-aprendizagem da LE sob uma perspectiva crítica e terão como um de seus principais objetos o desenho de novas perspectivas para o futuro no que diz respeito ao ensino de LE em ambientes digitais. Assim, ratifica-se a importância da adoção de novas práticas de ensino sem, contudo, perder de vista a preocupação com questões referentes às individualidades, à diversidade e ao reflexo da inovação junto à coletividade.


Organizadoras: Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos (UFRGS) e Elisabete Andrade Longaray (FURG) 


- Os autores deverão ser doutores ou doutorandos. Mestrandos somente serão aceitos como coautores.

- Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), respeitando as normas de submissão da revista. 

- O prazo limite para a submissão de artigos é 06 de março de 2020.

Qualis 2013-2016: B1



 
Publicado: 2019-12-09
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS - Nº67

 
A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na ORGANON Nº67 - LITERATURA EM CAMPO EXPANDIDO.  
Publicado: 2019-10-02
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº67

 

LITERATURA EM CAMPO EXPANDIDO

A Revista Organon convida autores a submeterem artigos inéditos voltados para reflexões sobre a configuração do campo expandido a partir da literatura. Considerar a literatura como campo expandido pressupõe pensá-la como uma prática que atravessa e é atravessada por outros meios de expressão, movendo-se em diferentes sentidos, sem lugar fixo e predeterminado. Como afirma Rosalind Krauss, em suas reflexões sobre o campo expandido na escultura pós-moderna, a práxis não é definida em relação a um meio de expressão, mas em relação a operações lógicas dentro de um conjunto de termos culturais, em torno dos quais vários meios podem ser usados. Nesse sentido, trata-se de propor a reflexão sobre as articulações da literatura com outras formas de saber e de fazer artístico. A proposta insere-se nos estudos comparatistas na medida em considera o texto literário nas perspectivas interdisciplinar, transdisciplinar e intersemiótica. Dessa forma, o número 67 da Revista Organon receberá artigos originais (em português, inglês ou espanhol) que tratam da literatura como/em campo expandido, envolvendo os temas a seguir, entre outros:

 

- Escrita e performance

- Música e poesia

- Jornalismo e literatura

- Literatura e imagem

- Literatura de testemunho

- Literatura e oralidade

- Literatura e memória

 

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista.

O prazo limite para a submissão de artigos é 30 de setembro de 2019.

 

Organizadoras: Cinara Ferreira (UFRGS), Maria Cândida Ferreira (Universidad de los Andes, Bogotá)

 
Publicado: 2019-07-03
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS - Nº66

 

Submissões encerradas

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 03/05/2019. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na ORGANON Nº66 - O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

 
Publicado: 2019-05-03
 

SUBMISSÕES PRORROGADAS - ORGANON Nº66

 

As submissões para o volume "O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO" foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2019.

Até lá os autores ainda podem enviar artigos.

 
Publicado: 2019-03-19
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº66

 

O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

A internacionalização da educação do ensino superior, aqui entendida como o processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global nos propósitos, e/ou funções da educação, não é um fenômeno novo. No entanto, apenas recentemente a internacionalização tornou-se objeto de estudo de modo mais sistemático. O número 66 da Revista Organon está sendo organizado em torno do tema “O papel das línguas na internacionalização da educação”. Dessa forma, a revista receberá artigos originais (em português, inglês ou espanhol) que tratam da inter-relação  entre internacionalização e questões linguísticas tais como:

  • Políticas Linguísticas

  • Bilinguismo / Multilinguismo

  • Aprendizagem integrada de língua e conteúdo

  • Língua adicional como meio de instrução

  • Língua(s) para fins de pesquisa e publicação

  • Língua e mobilidade acadêmica

  • Internacionalização em Casa (“Internationalization at Home”)

  • Formação  docente para internacionalização

  • Currículo e Práticas pedagógicas

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs.br/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista. O prazo limite para entrega é 30 de abril de 2019.

Organizadores: Simone Sarmento (UFRGS/Brasil), Ron Martinez (UFPR/Brasil)  e Laura Knijnik Baumvol (UBC/Canadá)

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The role of languages in the internationalization of education

Internationalization of education, here understood as the process of integrating an international, intercultural, or global dimension into the purpose, functions or delivery of education is not a new phenomenon. However, it was only recently that internationalization became an object of study. The theme for Issue 66 of Organon is “The role of languages in the internationalization of education”. Thus, the journal will receive original articles (either in Portuguese, English or Spanish) which deal with the interconnection between internationalization of education and language matters such as:

  • Language Policies

  • Bilingualism/Multilingualism

  • Content and Language Integrated Learning

  • Additional language(s) as a Medium of Instruction

  • Language for research and publication purposes

  • Language and academic mobility

  • Internationalization at Home

  • Curriculum development and pedagogical practices

The articles must be submitted online through our Online Submission Website (www.seer.ufrgs/organon), following the Author Guidelines. The deadline for submitting articles is April 30, 2019.

Editors: Simone Sarmento (UFRGS/Brazil), Ron Martinez (UFPR/Brazil)  and Laura Knijnik Baumvol (UBC/Canada)

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El rol de las lenguas en la internacionalización de la educación

La internacionalización de la educación de la enseñanza superior, aquí comprendida como el proceso de integración de una dimensión internacional, intercultural o global en los propósitos y/o funciones de la educación, no es un fenómeno nuevo. Sin embargo, solo recientemente la internacionalización resultó en objeto de estudio de modo más sistemático. Se organiza el número 66 de la Revista Organon con el tema “El rol de las lenguas en la internacionalización de la educación”. En este sentido, la revista acogerá artículos originales (en portugués, inglés o español) que traten de la interrelación entre internacionalización y temas lingüísticos tales como:

  • Políticas Lingüísticas

  • Bilingüismo/Multilingüismo

  • Aprendizaje integrado de lengua y contenido

  • Lengua adicional como medio de instrucción

  • Lengua(s) para fines de investigación y publicación

  • Lengua y movilidad académica

  • Internacionalización en Casa (Internationalization at Home)

  • Formación docente para la internacionalización

  • Currículo y Prácticas Pedagógicas

Los artículos deberán ser sometidos por el sistema (www.seer.ufrgs.br/organon) siguiendo las reglas de submisión de la Revista. La fecha límite para la presentación de textos es el 30 de abril de 2019.

Editores: Simone Sarmento (UFRGS/Brasil), Ron Martinez (UFPR/Brasil) y Laura Knijnik Baumvol (UBC/Canadá)

 
Publicado: 2019-01-22
 
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v. 35, n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nesta chamada, propõem-se reunir artigos que versem sobre os processos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) mediados por tecnologias e compreendidos como indissociáveis e, por vezes, suscetíveis às questões culturais, sociais e individuais que costumam fazer parte da rotina de aprendizes e de professores de LE. As implicações de tal mediação – tecnológica, cultural e social – serão aqui examinadas por pesquisadores interessados na análise de temas que dão conta do ensino assistido pelas novas tecnologias (CALL), sem esquecer o escrutínio de elementos imprescindíveis para a aprendizagem de uma nova língua, tais como aqueles relativos ao pertencimento, ao alinhamento social e à elaboração de identidades flexíveis e mutáveis (Norton, 2015). O ambiente digital consiste numa possibilidade de ressignificação tanto das práticas de ensino-aprendizagem quanto das identidades dos aprendizes e dos professores de LE em tempos de globalização e de renovação de crenças como resultado da emergência de novos letramentos (Lankshear e Knobel, 2011). O caráter flexível e mutável da construção identitária de professores e de aprendizes de LE, defendido por Bonny Norton desde meados da década de 1990 e ratificado por Rajagopalan (2003), encontra-se em consonância com a impermanência do ciberespaço que é definido por Lévy (2007) como em constante transformação. Os textos que farão parte deste número da Revista Organon focalizarão o ensino-aprendizagem da LE sob uma perspectiva crítica e terão como um de seus principais objetos o desenho de novas perspectivas para o futuro no que diz respeito ao ensino de LE em ambientes digitais. Assim, ratifica-se a importância da adoção de novas práticas de ensino sem, contudo, perder de vista a preocupação com questões referentes às individualidades, à diversidade e ao reflexo da inovação junto à coletividade.

 

Organizadoras: Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos (UFRGS) e Elisabete Andrade Longaray (FURG) 

Sumário

Editorial

Editorial
Comissão Editorial Revista Organon
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1

Apresentação

Apresentação
Comissão Editorial Revista Organon
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1

Artigos

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha
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17
Fernanda Delatorre, Juliane Regina Trevisol
20
Lúcia Rottava, Antônio Márcio Da Silva
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21
Francieli Motter Ludovico, Patrícia Da Silva Campelo Costa Barcellos
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15
Adriana Fischer, Mariana Vicentini
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19
Augusto Weiand, Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos
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16
Bill Bot Adonis Arinos Lima e Sousa, Vládia Maria Cabral Borges
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22
Isabela Vieira Barbosa, Caique Fernando da Silva Fistarol, Jacqueline Leire Roepke
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17
Gabriela da Silva Bulla, Lia Schulz
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21

Seção livre

Francieli Motter Ludovico, Jaqueline Molon, Aline Dubal Machado, Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos, Sérgio Roberto Kieling Franco
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9

Resenha

Aline Dubal Machado, Augusto Weiand, Francieli Motter Ludovico, Patrícia Barcellos
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18