“Nhe’erŷ”
cosmo-percepções Guarani em filmes do “Selvagem”
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.144374Resumo
RESUMO: De modo transmidiático, o projeto Selvagem, produzido, dirigido e cofundado respectivamente por Anna Dantes, Madeleeine Deschamps e Ailton Krenak cria um espaço online e interconectado que oferece conhecimentos sobre as cosmovisões indígenas. Haja vista o canal do Youtube “Selvagem: ciclo de estudos sobre a vida”, este trabalho objetiva apresentar duas séries de filmes. A primeira é “Nhe’erŷ”, traduzida como o lugar “onde os espíritos se banham”, uma das séries de filmes curtos produzidos pelos indígenas Carlos Papá e Cristine Takuá, nas quais compartilham e nos aproximam de forma delicada e poética dos encantos da Mata Atlântica (para eles, a Nhe’erŷ) e das cosmo-percepções da língua guarani. Os vídeos da série “Ayvu Pará”, traduzidos como “desenhos da fala”, assim como os da série “Nhe’erŷ” são como pequenas aulas, que concentram grandes significados profundos das nhe’ë, as “palavras-alma”, ou da ‘fala”, ayvu, cingida de amor. As aulas-filmes nos aproximam das cosmo-percepções dos Guarani por meio da língua indígena, a qual mostra a sua beleza de relações entre humanos e não-humanos, como uma cosmo-poética (CESARINO, 2012), capaz de criar imagens descolonizadoras (CUSICANQUI, 2010). Com esse estudo percebeu-se que os videos enquanto recurso político-social revelam uma das cosmo-práxis comunicacionais dos Guarani (OLIVEIRA, 2020), monstrando que ambos não só criam novos parâmetros de tradução entre mundos como também geram uma resistência cosmo-poética contra-colonizadora.
PALAVRAS-CHAVE: língua guarani; Nhe’erŷ; Selvagem; filmes Guarani; Carlos Papá.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.