Cultura, comunicação e trabalho: discursos organizacionais e os sentidos da atividade laboral na empresa Hera
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.142-162Palavras-chave:
Discurso. Jornal de Empresa. Editoriais. Atividade Laboral. Produção de sentidos.Resumo
A investigação compreende o trabalho como prática sociocultural que propicia a socialização de saberes. Centra-se em identificar e analisar a construção de sentidos sobre a atividade laboral perante os saberes constituídos e enunciados em editoriais do jornal da empresa Hera, publicados no período de janeiro/12 a junho/14. A lente para análise do estudo de caso é a teórico-ergo-discursiva, com a interface entre noções de cultura, cultura organizacional e comunicação às propostas da ergologia e da análise do discurso. Como resultado principal, destaca-se que a empresa Hera atribui ao processo comunicação uma perspectiva instrumental, por meio de prescrições que encarceram as interações. Tais concepções mantêm sentidos negativos vinculados à atividade, como sacrifício e castigo.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os exercícios da subjetividade: as reificações inocentes e as reificações estranhadas. Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. especial 1, p. 121-131, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 115-120, 2009.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 34. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
BERNARDO, Marcia Hespanhol. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência dos trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de. Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Nad/Fale-UFMG, 2004. Disponível em: <http://www.patrick-charaudeau.com/Visadas-discursivas-generos.html>. Acesso em: 10 jun. 2013.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.
DAFT, Richard L.; WEICK, Karl E. Toward a model of organization as interpretation systems. The Academy of Management Review, New York, v. 9, n. 2, p. 284-291, 1984.
DEETZ, Stanley. Comunicação organizacional: fundamentos e desafios. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Paulo: Difusão, 2010. p. 83-101.
DURAFFOURG, Jacques et al. O trabalho e o ponto de vista da atividade. In: SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis (Org.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Rio de Janeiro: EdUFF, 2007. p. 47-81.
FAIRHUST, Gail T.; PUTNAM, Linda. As organizações como construções discursivas. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Paulo: Difusão, 2010. p. 103-148.
FREITAS, Ernani Cesar de. Cultura, linguagem e trabalho: comunicação e discurso nas organizações. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 104-126, jan./jun. 2011.
HALL, Stuart. Pensando a diáspora: reflexões sobre a terra no exterior. In: HALL, Stuart. Da diáspora. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 25-50.
HAUBRICH, Gislene Feiten. Dos enigmas de Hefesto: cultura, comunicação e trabalho na perspectiva dos discursos organizacionais. 2014. 201 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Manifestações Culturais) – Programa de Pós-Graduação em Processo e Manifestações Culturais, Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, 2014.
HERA. Editorial do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, São Leopoldo, ed. 77, mar. 2012a.
HERA. Editorial do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, , São Leopoldo, ed. 78, ago. 2012b.
HERA. Editoriais do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, São Leopoldo, ed. 79, out. 2012c.
HERA. Editorial do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, São Leopoldo, ed. 80, maio 2013a.
HERA. Editorial do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, São Leopoldo, ed. 81, ago. 2013b.
HERA. Editorial do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, São Leopoldo, ed. 82, nov. 2013c.
HERA. Editorial do jornal da empresa. Informando & Trabalhando, São Leopoldo, ed. 83, abr. 2014.
MARCHIORI, Marlene (Org.). Cultura e interação. São Paulo: Difusão; Rio de Janeiro: Senac, 2014.
MARTIN, Joanne. Organizational culture. Stanford: Stanford University, 2004. Research Paper No. 1847. Disponível em: <http://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/working-papers/organizational-culture>. Acesso em: 26 jun. 2014.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.
SARAIVA, Luiz A. S; CARRIERI, Alexandre P. Simbolismo e dinâmica nas organizações. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPAD, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEO/eneo_2008/2008_ENEO91.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2014.
SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Rio de Janeiro: EdUFF, 2007.
SCHWARTZ, Yves. Trabalho e uso de si. Pró-Posições, Campinas, v. 11, n. 2(32), p. 34-50, jul. 2000.
TAYLOR, James R.; CASALI, Adriana M. Comunicação: o olhar da Escola de Montreal sobre o fenômeno organizacional. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 69-101.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Gislene Feiten Haubrich, Ernani Cesar de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.