Análise de discurso enquanto teoria-metodológica para estudos em comunicação: possibilidades e deslocamentos de olhares sob sujeitos, enunciados e contextos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.251-267Palavras-chave:
Comunicação. Discurso. Análise de discurso.Resumo
Assentado sobre os estudos linguísticos de Michel Pêcheux enquanto preconizador da Escola francesa de análise de discurso, este artigo traz uma proposta de compreensão básica dos conceitos de sujeito, enunciado e contexto que, entendidos como dispositivos teóricos e dispositivos de análise, tornam-se ferramentas possíveis nos estudos de processos comunicacionais. Tensionamos as relações entre sujeitos e autoria, e entre produtos comunicacionais e discursos em relação a textos e suas concepções. Ao distanciarmos nossos olhares de estudos objetivos que se debruçam sobre a ideia de intencionalidade na produção de enunciados, pudemos sugerir algumas vias de reflexão quando nos deparamos com enunciados enquanto objeto de estudo. Em suma, observamos que, ao refletirmos sobre a constituição de enunciados repletos de discursos, não é possível nos questionarmos “o que este sujeito quis dizer” e nem “o que este enunciado quer nos mostrar”. Chegamos à consideração-chave deste artigo: um questionamento possível de ser respondido pela análise de discurso enquanto teoria-metodológica para pesquisas em comunicação é “como foi constituído este enunciado”. A partir daí, torna-se possível traçar estratégias para analisar o que é proposto. Deste modo, o analista poderá inferir ideias que ultrapassam a superfície da composição gramatical dos textos.
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