Governo de si e do outro no canal Põe na Roda do YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.126661

Palavras-chave:

discurso, gays, governamentalidade, subjetividade, verdade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever os mecanismos discursivos que apontam para o exercício de uma política da vida e de governamentalidade no canal Põe na Roda, disponível no YouTube. Trata-se de um canal que aborda, de maneira bem-humorada, diversos assuntos relacionados aos sujeitos gays. Esta pesquisa vincula-se aos estudos discursivos foucaultianos, com ênfase no entendimento acerca da produção de subjetividades no contexto das audiovisualidades. Enquanto tal, adota como metodologia um viés descritivo-interpretativo, a partir de uma abordagem qualitativa. Além disso, baseia-se no método arqueogenealógico foucaultiano, que prima por uma análise histórico-cultural do Discurso e dos processos de subjetivação. Para compor o corpus deste artigo, selecionamos um vídeo disponível no canal, o qual aborda as práticas de governo sobre o relacionamento de um casal. A análise da materialidade discursiva apontou para a adoção, pelo canal, de mecanismos discursivos a partir dos quais exerce uma política da vida e de governamentalidade sobre os internautas que acompanham os vídeos. Tais mecanismos manifestam-se por meio das práticas de dizer-a-verdade, de construção de um saber sobre os sujeitos gays que participam do quadro; seja por meio das práticas de confissão, sejam pelas formas de condução de si e do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/ UERN). Mestre em Letras também pelo PPGL/UERN. Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UERN (2014). Membro Pesquisador dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEDUERN - Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e "Discurso com Foucault", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Faculdade de Letras e Artes (FALA) e Coordenador do Curso de Letras Língua Portuguesa a Distância (DLV/FALA). Tem interesse nos Estudos Discursivos Foucaultianos, especialmente os que abordam a constituição de Subjetividades. Estuda também teorias Bakhtinianas, Dialogismo e Gêneros do Discurso.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-´´Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador local do POSENSINO na UFERSA (2019-2021). Atua na perspectiva dos estudos discursivos foucaultianos, sobretudo no exame de discursos e práticas das/nas mídias digitais, a partir das intersecções com o ensino e a saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Discurso com Foucault (Dis.com.fou), vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e pesquisador do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

Referências

COSTA, H. S. O lugar das contracondutas na genealogia foucaultiana do governo. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v. 7, n. 1, p. 61-78, abr. 2019.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008b.

FOUCAULT, M. Governo de si e dos outros: curso no collège de France (1982-1983). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, M. Do governo dos vivos: Curso no Collège de France (1979-180). São Paulo: Martins Fontes, 2014a.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. In: Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b. p. 177-191. (Coleção Ditos e Escritos, v. 9).

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, Bela Vista, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar. 1995.

GOMES FILHO, M. (Homo)sexualidades e Foucault: para o cuidado de si. Curitiba: Appris, 2016.

GROS, F. A parrhesia em Foucault (1982-1984). In: GROS, F. (org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

PÕE NA RODA. "Meu namorado quer sexo todo dia e eu não!" - Ajuda, Põe Na Roda. 2017. 1 vídeo (10:47). Publicado pelo canal Põe na Roda. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUCVwt7pOzs. Acesso em: 17 ago. 2022.

SILVA, F. V. A constituição do sujeito celebridade no site Ego: (re)configurações da intimidade em tempos de hiperexposição midiática. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-graduação em Linguística, João Pessoa, 2016.

SOUSA, K. M. Discurso e biopolítica na sociedade de controle. In: TASSO, I.; NAVARRO, P. (org.). Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas [online]. Maringá: Eduem, 2012. p. 41-55.

TREVISAN, J. S. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Azevedo, M. P. de, e F. V. da Silva. “Governo De Si E Do Outro No Canal Põe Na Roda Do YouTube”. Intexto, nº 55, dezembro de 2022, p. 126661, doi:10.19132/1807-8583.55.126661.

Edição

Seção

Artigos