Educação do sujeito neoliberal

análise crítica do discurso da escola extracurricular MBA Kids

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.133242

Palavras-chave:

discurso, sujeito neoliberal, mercado, educação, empreendedorismo

Resumo

Este artigo analisa criticamente o discurso neoliberal que se manifesta na proposta da escola extracurricular MBA Kids Brasil, a partir dos enunciados presentes em seu site institucional, e de que forma estes contribuem para formação do sujeito neoliberal. Busca-se compreender, inspirado na Análise Crítica do Discurso, o texto, a prática discursiva e a prática social, que se constituem nos discursos e no contexto social em que se inserem. Os resultados apontam para a transformação da educação, formal ou não-formal, em um produto que atua na formação dos sujeitos empreendedores, baseado em uma pedagogia das competências.

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Biografia do Autor

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no Mestrado em Comunicação Social "Interações Midiáticas". Pós-doutora pela Université de Toulouse - Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Graduada em Comunicação Social - habilitação Relações Públicas pela PUC Minas (1978). Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas (2001-2010). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (2010-2012). Coautora do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações?" (2007). Coorganizadora do livro "Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações" (2008); Propostas Conceituais para a Comunicação no Contexto Organizacional (2012); Redes Sociais, Comunicação, Organizações (2012). Discurso, Comunicação, Organização (2013). Líder do grupo de pesquisa "Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais". Integra a Rede Hologramas - Estudos em Comunicação, Organizações e Complexidade. Pesquisadora da área de Comunicação, com ênfase em Comunicação em contextos organizacionais.

Samuel Rubens, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Integrante dos grupos de pesquisa Coragem - Comunicação, Raça e Gênero (UFMG/CNPq) e Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos-conceituais (CNPq/PUC Minas/UFMG). Pesquisei durante o mestrado os dispositivos interacionais nas interações dos bailes da Cultura Ballroom em Belo Horizonte (MG) com financiamento do CNPq. Desenvolvi a pesquisa de iniciação científica com o título "Corpo Político: interações comunicativas e o processo de produção e disputa de sentidos a partir da mostra da Fundação Clóvis Salgado" com o apoio da PUC Minas, a qual recebeu menção honrosa no 27º Seminário de Iniciação Científica, promovido pela universidade em 2019.

Adrielle Aparecida da Silva Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Dialorg. Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Comunicação Estratégica pela mesma instituição. Atuação profissional no campo da Comunicação Organizacional, foco em comunicação interna e institucional. Membro do grupo de pesquisa Dialorg - Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC Minas/UFMG/CNPq).

Fabrício Wagner do Nascimento Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Comunicação Social na PUC Minas. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2010) e graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2015).

Marcus Túlio Oliveira Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Licenciado em Filosofia pelo CESB (2016), bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Novo Milênio (2019). Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Coordenador-geral da Pastoral da Comunicação Pascom Brasil, junto à mesma entidade.

Regiane de Freitas Nepomuceno, Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social pela Unileste e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital pela Faculdade Única

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Oliveira, I. de L., S. Rubens, A. A. da S. Ferreira, F. W. do N. Cavalcante, M. T. Oliveira Neto, e R. de F. Nepomuceno. “Educação Do Sujeito Neoliberal: Análise crítica Do Discurso Da Escola Extracurricular MBA Kids”. Intexto, nº 56, janeiro de 2024, doi:10.19132/1807-8583.56.133242.

Edição

Seção

Artigos