Perspectivas do avatar: espírito de seriedade e má-fé

Autores/as

  • Marta M. Kania University of Lower Silesia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201946.127-148

Palabras clave:

Avatar. Mundo de jogo. Gameplay. Produção de Significado. The Vanishing of Ethan Carter.

Resumen

Este ensaio teórico explora a experiência e o posicionamento de jogadores dentro do mundo do jogo a partir de uma perspectiva interna, buscando compreender as condições de uma situação de gameplay como um "eu-avatar". Analisa aspectos do mundo, jogador e avatar do game The Vanishing of Ethan Carter a fim de ilustrar e dar suporte aos seus argumentos teóricos sobre o processo de produção de significados em relação ao posicionamento interno do eu-avatar no jogo. Contextualiza conceitos existencialistas relacionados à situação de vida desenvolvidos por Jean-Paul Sartre, como má-fé e espírito de seriedade, à situação de gameplay, ao refletir teoricamente sobre a relação entre ser, jogador e avatar no jogo através da interseção da Filosofia e dos Estudos de Jogos. Propõe que a produção de significado e a interpretação da experiência individual dos jogadores ocorrem na interconexão entre múltiplas perspectivas, proporcionadas pela complexidade do posicionamento do jogador em relação ao jogo, ao avatar e ao mundo do jogo. Defende que a perspectiva do jogador e o posicionamento no jogo não podem ser experimentados separadamente do avatar, já que o eu-avatar é um ser emergente situado dentro do mundo do jogo que consiste tanto na existência e nos atos intencionais do jogador, assim como nas características do avatar.

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Biografía del autor/a

Marta M. Kania, University of Lower Silesia

Pesquisadora da Dolnośląska Szkoła Wyższa

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Referências Ludográficas

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Publicado

2019-07-24

Cómo citar

Kania, M. M. «Perspectivas Do Avatar: Espírito De Seriedade E Má-Fé». Intexto, n.º 46, julio de 2019, pp. 127-48, doi:10.19132/1807-8583201946.127-148.