Profetas da natureza: ver e dizer no sertão
Palavras-chave:
Regime de visibilidade. Mídia. Profecias.Resumo
O presente trabalho visa a explorar o regime de visibilidade posto em prática pelos profetas da natureza no sertão cearense. Pretende-se mostrar como esse regime de visibilidade resiste ao que vem sendo a tendência contemporânea tanto no mundo midiático quanto no mundo científico. Os dispositivos de visualização dos corpos e do mundo na tecnociência, os reality shows, webcams e câmeras de vigilância seguem o princípio de tudo ver e tudo mostrar, construindo um sentido de realidade intimamente atrelado à visibilidade. Numa outra direção, seguem os profetas da natureza que, num corpo a corpo com o mundo, lêem os signos discretos da vida sertaneja e entrevêem o que não se vê imediatamente, um diálogo que remete à dimensão invisível da visão e à dimensão política da palavra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).