Discutindo o mundo através de algoritmos: filosofia política em simulações de computador

Autores/as

  • Pierre Depaz NYU Berlin

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201946.50-64

Palabras clave:

Simulações de Computador. Política. Programação. Design.

Resumen

Esse artigo irá examinar em quais aspectos as simulações de computador são políticas. Para tanto, inicia buscando compreender de que forma os jogadores interagem com aquelas simulações, para posteriormente destacar e comparar os diferentes papéis e responsabilidades do jogador e do designer sobre os modos como o pensamento político pode ser cristalizado durante o jogo. A partir deste exame, irei delimitar de quais formas as simulações de computador podem contribuir para o pensamento filosófico e político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pierre Depaz, NYU Berlin

Professor de Emerging Media

Citas

BOLTER, J; GRUSIN, R. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: MIT Press, 1998.

CEDERMAN, L. Emergent actors in world politics: how states and nations develop and dissolve. Princeton: Princeton University Press, 1997.

COX, G. Speaking Code. Cambridge: MIT Press, 2014.

DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Escala, 2009

DREFCINSKY, S. Plato and the Social Contract. [s.l]: University of Winsconsin, 2009.

EPSTEIN, J. Modeling Civil Violence: An Agent-Based Computational Approach. In: PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, 2002, [s.l]. Proceedings... . [s.l]: 2002.

FREUD, Sigmund. The “Uncanny”. 1919. Disponível em: http://web.mit.edu/allanmc/www/freud1.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Companhia das Letras, 2001

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004

KANT, I. What Is Enlightenment? Disponível em: http://www.columbia.edu/acis/ets/CCREAD/etscc/kant.html. Acesso em: 09 abr. 2019.

KITCHIN, R; DODGE, M. Code/Space: Software and the everyday life. Cambridge: MIT Press, 2011.

KOLSON, K. The politics of SimCity. [s.l]: American Political Science Association, 1996.

KROES, P; VERBEEK, P. The Moral Status of Technical Artifacts. Berlim: Springer, 2014.

LA BOETIE, E. Discurso da servidão voluntária. São Paulo: Brasiliense, 1987.

LOCKE, J. Dois Tratados sobre o Governo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NISSEMBAUM, H; FLANAGAN, M. Values at Play in Digital Games. Cambridge: MIT Press, 2015.

ROUSSEAU, J. Contrato Social. Porto Alegre: L&PM, 2007.

SALEN, K., & ZIMMERMANN, E. Regras do Jogo - Fundamentos do Design de Jogos. São Paulo: Blucher, 2012.

UPTON, B. The Aesthetics of Play. Cambridge: MIT Press, 2015.

WIENER, N. O uso humano de seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1993.

Referências Ludográficas

CAVANAGH, T. Super Hexagon, 2012.

CHEN, J. Flower, 2009.

ELECTRONIC ARTS. NBA 2k (series), 1999-current.

PAJNITOV, A. Tetris, 1984;

PERSSON, M. Minecraft, Mojang, 2009.

Publicado

2019-07-24

Cómo citar

Depaz, P. «Discutindo O Mundo através De Algoritmos: Filosofia política Em simulações De Computador». Intexto, n.º 46, julio de 2019, pp. 50-64, doi:10.19132/1807-8583201946.50-64.