Prometeu contra Hermes: o lugar do design no imaginário contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201740.36-56Palavras-chave:
Imaginário contemporâneo. Prometeu. Hermes. Design.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o imaginário contemporâneo, tomando o design como vetor central e duas figuras míticas, Hermes e Prometeu, como coordenadas principais. De início, tecemos algumas considerações acerca das
bases teóricas que amparam a abordagem aqui proposta e, em seguida, indicamos o modo como as figuras de Prometeu e Hermes conduzem boa parte da dinâmica sociocultural. Na sequência, analisamos o paradigma pós-prometeico que Bruno
Latour identifica a partir de cinco conotações do termo design. Concluímos, por fim, que os mitos de Hermes e Prometeu se encontram implicados um no outro e que o design expressa, no imaginário contemporâneo, essa correlação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.