Design editorial e publicação multiplataforma

Autores

  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.571-588

Palavras-chave:

Design editorial. Produção editorial. Convergência. Multiplataforma. Práticas de leitura.

Resumo

O artigo identifica, apresenta e problematiza aspectos que perpassam a atividade de design editorial na contemporaneidade, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais e em rede, os processos de convergência e a publicação multiplataforma. Os tópicos levantados estão relacionados às pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). Conclui-se que à medida que o design digital consolida-se e desdobra-se em diferentes camadas, que conhecimentos próprios do campo da informática tornam-se necessários para implementar publicações em plataformas digitais, tem-se o tensionamento de saberes e práticas que conduzem a um redesenho do meio profissional e acadêmico no âmbito da produção editorial, particularmente da atividade de design vinculada ao campo. Este abrange as esferas institucional, editorial e comercial, incidindo sobre a produção e o consumo, alterando práticas de leitura e contratos de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e designer. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPq.

Referências

BRAGANÇA, A. Sobre o editor: notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, jul./dez. 2005, p. 219-237.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CARDOSO, R. Uma introdução à história do design gráfico. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARTIER, R. A ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1998.

CHARTIER, R. (Org.) Práticas de leitura. São Paulo: Liberdade, 1996.

CHARTIER, R. O livro e seus poderes (séculos XV a XVIII). In: COUTINHO, Eduardo Granja; GONÇALVES, Márcio Souza (Org). Letra impressa: comunicação, cultura e sociedade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

GÄDE, R. Diseño de periódicos. Sistema y método. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

GARRETT, J. J. The elements of user experience: User-centered design for the web and beyond. 2. ed. Berkeley: New Riders, 2011.

GONÇALVES, M. S. Materialidade, meios de comunicação, culturas e agentes humanos. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 23., 2014, Belém. Anais… Belém: UFPA, 2014.

GRUSZYNSKI, A. Design gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Rosari, 2008.

GRUSZYNSKI, A. A Imagem da palavra. Retórica tipográfica na pós-modernidade. Teresópolis: Novas Idéias, 2007.

GRUSZYNSKI, A.; GONCALVES, M. S.; RIBEIRO, A. E. . A pesquisa em produção editorial: objetos, interfaces e perspectivas teóricas. In: OSVANDO, J. M. (Org.). Ciências da comunicação em processo. Paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação no século XXI: conhecimento, leituras e práticas contemporâneas. São Paulo: Intercom, 2014. v. 1, p. 427-453. Disponível em: <http://migre.me/rRdLw>. Acesso em: 10 jun. 2015.

ITZKOVITCH, A. Interactive eBook apps: the reinvention of reading and interactivity. UX Magazine, art. n. 816, Apr. 2012. Disponível em: < http://migre.me/rRdR6 >. Acesso em: 10 jun. 2015.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LITTAU, Karin. Theories of reading: Books, Bodies and Bibliomania. Malden: Polity, 2006.

MOUILLAUD, M. Da forma ao sentido. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, S. (Org.) O jornal. Da forma ao sentido. Brasília: UnB, 2002. p. 29-35

O VALOR DO DESIGN: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Senac, 2003.

PALACIOS, M. DIAZ NÓCI, J. (Org.). Online journalism: research methods. A multidisciplinary approach in comparative perspective. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2009.

SALAVERRÍA ALIAGA, R. et al. Concepto de convergencia periodística. In: GARCÍA, X. L.; FARIÑA, X. P. (Org.) Convergencia digital: Reconfiguración de los Medios de Comunicación en España. Santiago de Compostela: Servizo de Publicaciones e Intercambio Científico, 2010. p. 41-64

SULLIVAN, L. The tall office building artistically considered. Lippincott’s Magazine, Philadelphia, v. 57, p. 403-409, mar. 1896. Disponível em: <http://migre.me/rRdST>. Acesso em: 1 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Gruszynski, A. C. “Design Editorial E publicação Multiplataforma”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 571-88, doi:10.19132/1807-8583201534.571-588.