O invisível no plano cinematográfico: rastros de Benjamin e Bergson
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201635.27-40Palabras clave:
Cinema. Plano cinematográfico. Eclipse de visualidade. Rastros. Memória.Resumen
Neste artigo exploramos formas de presença e ausência nos enquadramentos e na percepção do espectador a partir de cenas e quadros do filme O Eclipse (1962) de Michelangelo Antonioni. Constatamos a intenção do cineasta em realizar, nesse filme, o que denominamos de ‘eclipse de visualidade’, isto é, rastros entre o visível e o invisível na montagem dos planos cinematográficos. O tempo intrínseco da montagem faz com que os quadros retornem de outra maneira, remetam a outros quadros e, sobretudo, deixem rastros na passagem das imagens e dos sons em movimento. Nesta discussão sobre rastros do invisível e a memória do visível, aprofundamos os conceitos especulares de rastro e aura em Benjamin e os cotejamos com os conceitos de tempo e memória de Bergson.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BALAZ, Bela. A face das coisas. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008, p. 77 a 83.
BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens, foto, cine e vídeo. Campinas, SP: Papirus, 1990.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutividade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BONITZER, Pascal. El Campo ciego: ensayos sobre el realismo en el cine. Buenos Aires: Acos, 2007.
CLARY, Jonathan. A visão que se desprende: Manet e o observador atento no final do século XIX. IN: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (Org.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 2010.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Apagar os rastros, recolher os restos. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (Org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizote: UFMG, 2012, p. 27 a 38.
GRÜNEWALD, José Lino. (trad. e org.). A Ideia do Cinema: Ensaios de Walter Benjamin, Eisenstein, Godard, Merleau-Ponty. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmtir. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
MÜNSTERBERG, Hugo. A atenção; a memória e a imaginação e as emoções. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do Cinema. Rio de Janeiro, Edições Graal: Embrafilme, 2008.
VERTOV, Dziga. Resolução do conselho dos três. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do Cinema. Rio de Janeiro, Edições Graal: Embrafilme, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Suzana Kilpp, Ricardo Weschenfelder

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).