Roberto De Gaetano: imagens-pulsão e o cinema entre as formas e forças
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.4-14Palavras-chave:
Imagem-pulsão. Roberto De Gaetano. Gilles Deleuze. Jacques Rancière.Resumo
Desde o início dos anos 1990, Roberto de Gaetano trabalha acerca da relação entre cinema, estética e filosofia. Nesta entrevista, ele fala sobre as imagens-pulsão, um conceito da taxonomia de Gilles Deleuze que permaneceu de alguma forma “marginal”, mesmo sendo potente para compreender um amplo grupo de problemas, como o corpo da imagem, a inscrição de uma pulsão de morte no cinema e a concepção de mundos no ato de sua própria destruição. Nós também tivemos a oportunidade de conversar sobre os trabalhos mais recentes de De Gaetano e a diferença que ele estabelece entre o cinema das formas e o cinema das forças.Downloads
Referências
BELLOUR, Raymond. Le corps du cinéma. hypnoses, émotions, animalités. Paris: P.O.L., 2009.
BRENEZ, Nicole. De la figure en général et du corps en particulier: l’invention figurative au cinéma. Bruxelles: De Boeck Université, 1998.
DANEY, Serge. Nos amies les images. Libération, Paris, 3 out 1983.
DE GAETANO, Roberto. Passaggi: figure del tempo nel cinema contemporaneo. Roma: Bulzoni, 1996b.
DE GAETANO, Roberto. Il cinema secondo Gilles Deleuze. Roma: Bulzoni, 1996a.
DE GAETANO, Roberto. Il corpo e la maschera. Il grottesco nel cinema italiano. Roma: Bulzoni, 1999.
DE GAETANO, Roberto. Il corpo, la forma e le forze. De Gaetano, Roberto (Org.). La visione e il concetto : Scitti in omaggio a Maurizio Grande. Roma: Bulzoni, 1996c.
DE GAETANO, Roberto. Il visibile cinematografico. Roma: Bulzoni, 2002.
DE GAETANO, Roberto. L’immagine contemporanea. Cinema e mondo presente. Veneza: Marsilio, 2010.
DE GAETANO, Roberto. La potenza delle immagini. Il cinema, la forma e le forze. Pisa: ETS, 2012.
DE GAETANO, Roberto. Le immagini del corpo fra cinema classico, moderno e contemporaneo. In: D`ANGELA, Toni. Corpo a corpo : il cinema e il pensiero. Gennaio: Falsopiano, 2006.
DE GAETANO, Roberto. Lessico del cinema italiano. Forme di rappresentazione e forme di vita. Sesto San Giovanni: Mimesis, 2014.
DE GAETANO, Roberto. Nanni Moretti. Lo smarrimento del presente. Cosenza: Pellegrini, 2011.
DE GAETANO, Roberto. Robert Bresson. Il paradosso del cinema. Roma: Bulzoni, 1998.
DE GAETANO, Roberto. Teorie del cinema in Italia. Calabria: Rubbettino, 2005.
DE GAETANO, Roberto. Politica delle immagini. Su Jacques Rancière. Cosenza: Luigi Pellegrini, 2011.
MOULLET, Luc. Les vertes poubelles de Gilles Deleuze. La lettre du cinéma, n. 15, 2000.
SHAVIRO, Steven. The cinematic body. Minneapolis: University of Minnesota, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Bruno Bueno Pinto Leites, Alexandre Rocha da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).