Metáforas de identidade: do “mundo interior” às identidades virtuais

Autores

  • Eduardo Andrés Vizer UFRGS
  • Helenice Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.467-491

Palavras-chave:

Identificações. Modernidade. Metáforas da identidade. Ciberidentidades.

Resumo

O conceito de identidade é uma noção multiforme. Muitos autores o abordaram a partir da Psicologia, da Sociologia, da Antropologia e dos Estudos Culturais. Historicamente encontramos primeiro uma identificação com os deuses, a terra e o sangue. Na Modernidade, o sujeito passa a tomar distância suficiente de sua comunidade e de suas circunstâncias para desenvolver um grau mais elevado de autonomia individual. Já em nossas sociedades atuais, mediatizadas, “o real” não apenas é mediatizado pelas tecnologias de informação e comunicação, como também é recriado através de tecnologias virtuais e assim reduzível a equações, dados e informação. Este processo está reconfigurando nossas identidades e estas vem sofrendo as transformações impostas pelo choque e pela justaposição entre os processos de globalização e as culturas locais, distorcendo os mecanismos de identificação cultural, seus modelos, seus valores e estilos. Expomos também, três ‘dimensões’ nas quais se revelam e constroem os processos identitários: referencial, intereferencial e autoreferencial. Podemos finalmente nos perguntar como Nietsche fez há 100 anos: eu já não sou eu? O que ‘eu sou’, para vocês, isso eu não sou? Me tornei outro? E estranho a mim mesmo?

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Biografia do Autor

Eduardo Andrés Vizer, UFRGS

Dr. en Sociología. Prof. Consulto e Inv. Tit. Inst. Gino Germani Universidad de Buenos Aires. Coordinador Área de Teoría del Conocimiento, Maestría en Estudios Sociales y Culturales, Universidad de La Pampa. Prof. Colaborador FACOS/UFSM, Brasil. Ex.Fulbright Fellow, Visiting Professor, Comm. Depart. Univ.of Massachussets (UMASS-USA). Mc Gill, Montréal, Toronto, Internat. Council Canadian Studies (ICCS), Human Res. Develop. Canada (HRDC), Canada Fulbright Prog. Prof. Visitante UNISINOS y UFRGS, CNPq. y CAPES. 1er. Director fundador Carrera de Ciencias de la Comunicación UBA. 10 libros public. Postdoc. y Conferencista en Alemania, Canada, EEUU, Portugal, Brasil y Argentina.

Helenice Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Inteligência Organizacional / CNPq. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ms. em Administração, ênfase Produção e Sistemas, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UFRGS), Dra. em Ciências da Comunicação, ênfase Processos Midiáticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCC-UNISINOS).

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Vizer, E. A., e H. Carvalho. “Metáforas De Identidade: Do ‘mundo interior’ às Identidades Virtuais”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 467-91, doi:10.19132/1807-8583201534.467-491.