Hecho en México
a questão da identidade nacional na fotografia mexicana
Palavras-chave:
Fotografia mexicana. Produção simbólica. Identidade nacional. Exotismo.Resumo
Este artigo analisa a construção da identidade nacional mexicana levada a cabo no campo da fotografia. A partir da pesquisa em arquivos fotográficos do país e da revisão bibliográfica, busca-se demonstrar que a mexicanidade evocada em muitas das imagens produzidas no país esteve marcada por um exotismo que surgiu da insistência em buscar no ‘outro’ a conformação de um caráter nacional. O México rural e indígena e o México miserável, ambos retratados desde uma perspectiva deslocada de fotógrafos que não pertenciam a esses mundos, serão tomados de exemplo para entender a produção simbólica empreendida nessa área.Downloads
Referências
CANCLINI, Néstor García. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CASTELLANOS, Alejandro. Transmigraciones: la fotografía en México, 1989-2001. In: CASTELLOTE, Alejandro (Org.). Mapas abiertos: fotografía latinoamericana. Barcelona: Lunwerg Editores, 2003.
CASTRO, Fernando. Crossover dreams: remarks on contemporanylatinamerican photography. In: WATRISS, Wendy; ZAMORA, Lois (Ed.). Image and memory: photography from Latin America.Austin: Texas UP, 1998.
CONSEJO MEXICANO DE FOTOGRAFÍA. Convocatoria al Coloquio Latinoamericano de Fotografía. In: Hecho en Latinoamérica. Ciudad de México: Fotografía artística, 1978.
DEBROISE, Olivier. Fuga mexicana: un recorrido por la fotografía en México. Ciudad de México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2005.
FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: repercussões sociais. In: ______. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: USP, 2008.
GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía mexicana contemporánea e imaginarios colectivos. In: BÉJAR, Raúl; ROSALES, Silvano Héctor. La identidad nacional mexicana en las expresiones artísticas. Ciudad de México: Plaza y Valdés, 2008.
GONZÁLEZ FLORES, Laura. Fotografía mexicana contemporánea: un modelo para armar. In: DUEÑAS, MariaBenitéz (Org.). Hacia otra historia del arte en México: disolvencia, 1960-2000. Ciudad de México: Conacultura, 2004.
FONTCUBERTA, Joan. Introducción. In: FONTCUBERTA, Joan (Org.). Estética fotográfica: una selección de textos. Barcelona: Gili, 2007.p. 15-47.
FOX, Lorna Scott. Anthropoetry: documentaryphotography in México. In: Poliester, Ciudad de México, v. 2, n. 5, p. 16-17, 1993.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 2003.
MEYER, Pedro. Unas reflexiones sobre la fotografía latinoamericana. In: CONSEJO MEXICANO DE FOTOGRAFÍA. Memorias del Primer Coloquio Latinoamericano de Fotografía. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes, 1978.
MORALES, Alfonso. La venus se fue de juerga: ámbitos de la fotografía mexicana. In: KRINSKY, Emma Cecilia (Org.). Imaginarios y fotografía en México.Barcelona: Lunwerg Editores, 2005.
MRAZ, John. Looking for Mexico: modern visual culture and national identity.Durham: Duke University, 2009.
NARANJO, Juan. Introducción: medir, observar e repensar. In: NARANJO, Juan (Org.). Fotografía, antropología y colonialismo: 1852-2006. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ana Carolina Lima Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).