A síndrome de Prometeu: um obstáculo no desenvolvimento do campo da comunicação
Palavras-chave:
Construcionismo. Representação do real. Identidade da Área comunicacional.Resumo
O texto considera uma abordagem freqüente no campo da Comunicação, a construção social/midiática da realidade, como um obstáculo para definir a identidade da área. Não obstante a existência de uma reconhecida teoria sociológica com esse nome, argumenta-se que um uso desta perspectiva na pesquisa converte uma genuína ferramenta epistemológica num artigo de fé. Em vez de uma análise científica, este construcionismo social difuso e ubíquo envolve uma atitude desmascaradora cujo intuito prático é elevar a consciência no que tange à mídia. Esta escolha discursiva é denominada aqui Síndrome de Prometeu. Seu efeito é a progressiva desintegração da identidade do campo devido a uma dupla redução: perda da especificidade disciplinar, por uma fusão com o âmbito sociológico, e perda da cientificidade, pela substituição da evidência do objeto estudado por um a priori teórico do pesquisador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).