Uma abordagem semiótica e indicial da identidade na era de YouTube
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.79-98Palabras clave:
YouTube. Semiótica. Identidade. Autenticidade. Fraude.Resumen
O artigo estuda os efeitos comunicacionais e imaginários produzidos pelos vlogs, quer autênticos, quer falsos, no YouTube através de alguns casos célebres na história desse site para carregar e compartilhar vídeos. Em muitas dessas produções audiovisuais há um predomínio dos signos indiciais – a classe de significação que surge do contato do signo com seu objeto, como as pegadas ou os sintomas. Na época atual, estes signos são muito procurados pelos públicos para satisfazer o interesse coletivo por um corpo a corpo com os realizadores amadores – ou aqueles que se apresentam assim – de vlogs autobiográficos. A abordagem teórica da semiótica triádica de Peirce é usada para a análise da identidade humana na era da internet, e também para uma análise da dúvida sobre o autêntico e seu oposto, o simulado, um elemento inseparável dessa experiência midiática.
Descargas
Citas
ANDACHT, Fernando. Duas variantes da representação do real na cultura mediática: o exorbitante Big Brother Brasil e o Circunspeto Edifício Master. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, Salvador, v. 3, n. 1, p. 99-126, 2005.
ANDACHT, Fernando. Fight, love and tears: an analysis of the reception of Big Brother in Latin America. In: MATHIJS, Ernest; JONES, Janet (Org.). Big Brother International: formats, critics and publics. London: Wallflower, 2004. p. 123-139
BARTHES, Roland. L´effet du réel. Communications, Paris, n. 11, p. 84-89, 1968.
BECKETT, Miles. How YouTube created the video generation and changed my life. Time Magazine, New York City, may 2007.
CANTRIL, H. The invasion from Mars: a study in the psychology of panic. New York: Harper, 1966.
COLAPIETRO, Vincent. Peirce’s approach to the self. A semiotic perspective on human subjectivity. Albany: State University of New York, 1989.
DAVIS, Joshua. The secret world of lonelygirl. How a 19-Year-Old actress and a few struggling web filmmakers took on TV. A wired exclusive. Wired, San Francisco, Dec. 2006.
DEBORD, Guy. La Société du Spectacle, Paris: Buchet-Chastel, 1967.
DEBROCK, Guy. La Información y el estatuto metafísico de los signos. Comunicación y Sociedad IV, Pamplona, p. 53-64, 1991.
FORD, Aníbal. Navegaciones. Comunicación, Cultura y Crisis. Buenos Aires: Amorrortu, 1994.
FOREMSKI, Tom. SVW Exclusive: The identity of lonelygirl15. Silicon Valley Watcher, San Francisco, Sept. 2006. Disponível em: <http://www.siliconvalleywatcher.com/ mt/archives/2006/09/ the_identity _of.php>. Acesso em: 20 out. 2010.
GIBSON, James. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.
GINZBURG, Carlo. Señales: raíces de un paradigma indiciario. In: GARGANI, Aldo (Org.). Crisis de la razón: nuevos modelos en la relación entre saber y actividades humanas. Ciudad de México: Siglo Veintiuno, 1983. p. 75-128
GOFFMAN, Erving. The presentation of self in everyday life. New York: Anchor Books, 1959.
GOFFMAN, Erving. Behavior in public places: notes on the social organization of social gatherings. New York: The Free Press, 1963.
HEFFERNAN, Virginia. A single-camera dramedy, just in time for the fall season. The New York Times, New York, 28 June 2006.
HORTON, Donald; WOHL, Richard. Mass communication and para-social interaction: observations on intimacy at a distance. Psychiatry, London, New York, v. 19, n. 3, p. 215-229, 1956.
LIVINGSTONE, Sonia. On the mediation of everything. Journal of Communication, Hoboken, New Jersey, v. 59, n. 1, p. 1-18, 2008.
PEIRCE, Charles Sanders. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Belknap, 1931-1958. 8 v. Organização de Charles Hartshorne, Paul Weiss e Arthur Burks.
RANSDELL, Joseph. Teleology and the autonomy of the semiosis process. In: RANSDELL, Joseph. Arisbe: the Peirce gateway. 1989. Disponível em: <http://www.iupui.edu/~arisbe/menu/library/aboutcsp/ransdell/AUTONOMY.HTM>. Acesso em: 6 nov. 2011.
RUSHFIELD, Richard; HOFFMAN, Claire. Mystery fuels huge popularity of web's lonelygirl15: the videos are a hit on YouTube, but some wonder if the teen's posts are real or a marketing ploy. Los Angeles Times, Los Angeles, 8 Sept. 2006. Disponível em: <http://articles.latimes.com/2006 /sep/08/entertainment/et-lonelygirl8>. Acesso em: 9 ago. 2010.
SCOTT, Anthony Oliver. How real does it feel? The New York Times, New York, 9 Dec. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Fernando Andacht

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).