Uma abordagem semiótica e indicial da identidade na era de YouTube

Autores

  • Fernando Andacht Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.79-98

Palavras-chave:

YouTube. Semiótica. Identidade. Autenticidade. Fraude.

Resumo

O artigo estuda os efeitos comunicacionais e imaginários produzidos pelos vlogs, quer autênticos, quer falsos, no YouTube através de alguns casos célebres na história desse site para carregar e compartilhar vídeos. Em muitas dessas produções audiovisuais há um predomínio dos signos indiciais – a classe de significação que surge do contato do signo com seu objeto, como as pegadas ou os sintomas. Na época atual, estes signos são muito procurados pelos públicos para satisfazer o interesse coletivo por um corpo a corpo com os realizadores amadores – ou aqueles que se apresentam assim – de vlogs autobiográficos. A abordagem teórica da semiótica triádica de Peirce é usada para a análise da identidade humana na era da internet, e também para uma análise da dúvida sobre o autêntico e seu oposto, o simulado, um elemento inseparável dessa experiência midiática.

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Biografia do Autor

Fernando Andacht, Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República

Fernando Andacht (1954) es Doctorado en Filosofía (Dr. Phil.), Universidad de Bergen, Bergen, Noruega, 1998. Profesor Titular del Departamento de Teoría y Metodología, Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay. Profesor Invitado del Programa de Pós-graduação (Doutorado e Mestrado em Comunicação e Linguagens), de la Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba Brasil. Profesor del Doctorado en Semiótica y del Doctorado en Comunicación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Publicó  9 libros y más de 100 artículos y capítulos en su especialidad, la semiótica de la comunicación, la representación de lo real en medios audiovisuales.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Andacht, F. “Uma Abordagem semiótica E Indicial Da Identidade Na Era De YouTube”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 79-98, doi:10.19132/1807-8583201534.79-98.