Livro e emoção

um estudo das estratégias de patemização de um vídeo-resenha literário no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.123030

Palavras-chave:

mercado editorial, booktubers, plataformas digitais, patemização, contrato comunicativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a influência dos booktubers na assimilação dos livros que comentam por meio de resenhas literárias e, para tal, se propõe a jogar luz sobre o processo de patemização dos discursos que constituem estes vídeos. Para isto, utilizam-se os conceitos de patemização e de contrato comunicativo, de Charaudeau, tendo como objetivo descrever como as visadas patêmicas utilizadas nos vídeos podem influenciar o mercado editorial e, consequentemente, o livro que está sendo analisado pela booktuber. O corpus de análise é composto por um vídeo de resenha com spoilers do livro “O morro dos ventos uivantes”, da autora Emily Brontë, publicado pela booktuber Ju Cirqueira no dia 10 de outubro de 2021, em seu canal do YouTube. A pesquisa é descritiva, bibliográfica, e com abordagem qualitativa por meio da Análise do Discurso. Como resultado, identificou-se que há diversos momentos em que são empregadas visadas patêmicas na vídeo-resenha e que essas emoções contribuem para a visibilidade, credibilidade e notoriedade da booktuber na sua comunidade e no mercado editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela da Silva Pochmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Universidade Feevale

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Bolsista CAPES PROSUC. Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Feevale (2014) e pós-graduação em Teoria e Prática na Formação do Leitor (2019) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atua como relações-públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Áreas de interesse: Relações Públicas; Projetos Culturais; Comunicação Organizacional; Formação de leitores; Influência literária; Plataformas Digitais; Plataformização dos processos culturais.

Ernani Cesar de Freitas, universidade Feevale

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); coordenador (2018-2020) e participante efetivo do GT ANPOLL- Discurso, Trabalho e Ética. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior. 

Fernando Simões Antunes Junior, Universidade Feevale

Graduado em Jornalismo (2002), mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2009), doutor em Comunicação Social também pela PUCRS (2016) e pós-doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2017). Ligado à linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais da Feevale, também é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Imagem e Identidade (CNPq) da Feevale. Tem como principal objeto de estudo os processos midiáticos para eliciação de emoções, bem como os efeitos destes processos na cultura e no comportamento humano. Como professor, já atuou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin). Enquanto comunicador, já atuou como editor do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo.

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

É doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Fez Estágio de Doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, em Paris (2003-2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Foi secretária executiva da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), Gestão 2011-2013. Atua como Coordenadora do GT Comunicação e Cibercultura da Associação Nacional dos Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Foi Coordenadora do GP Comunicação e Cultura Digital na Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom) (2016-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). É bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Comunicação Digital e socialização online, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação digital, plataformas digitais, inclusão digital e linguagem e memória em mídias digitais.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. (org.). As emoções no discurso. Campinas: Mercado de Letras, p. 23-56, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. (org). As emoções no discurso. Campinas: Mercado das Letras, v. 2, p. 23-56, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho; MELO, Monica Santos de Souza. Emoção e telenovela: um estudo das estratégias de patemização em O Astro. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 17, n. 1, p. 89-116, 2017.

COSTA, Andressa Souza. Não contem com o fim dos leitores: narrativas e mediação de leitura no canal da booktuber Pam Gonçalves. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

EKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

FREITAS, Verlaine. Resenha da Teoria Crítica da Indústria Cultural. KRITERION: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n° 109, p. 191-198, Jun/2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pós-Graduação em Ciência da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise de discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

O MORRO dos ventos uivantes (c/spoilers) | Ju Cirqueira. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (30:54 min). Publicado pelo canal Ju Cirqueira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V6ve_NmzjjY. Acesso em: 19 nov. 2021.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. E-book.

TOMASENA, José Miguel. Negotiating Collaborations: booktubers, the publishing industry, and youtube’s ecosystem. Social Media + Society, Oliver's Yard, v. 5, n. 4, p. 1-12, oct./dec. 2019.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Pochmann, P. da S., E. C. de Freitas, F. Simões Antunes Junior, e S. Portella Montardo. “Livro E emoção: Um Estudo Das estratégias De patemização De Um vídeo-Resenha literário No YouTube”. Intexto, nº 53, novembro de 2022, p. 123030, doi:10.19132/1807-8583202253.123030.

Edição

Seção

Artigos