Os desafios atuais referentes ao financiamento de uma educação de qualidade
Resumen
Parte-se da compreensão de que uma educação de qualidade supõe a sua distribuição direito à educação entre todos os sujeitos, respeitando a promessa expressa na legislação nacional, portanto, só pode ser de qualidade uma educação que garanta o pleno desenvolvimento humano, para todos em estabelecimentos públicos, gratuitos e que permitam a cada um percorrer todo seu percurso. Para fazer isto, se coloca em destaque as condições de realização desta promessa no contexto do financiamento da educação pública brasileira que, com o FUNDEB, retoma a perspectiva de ampliação do investimento no conjunto da educação básica, porém, ainda em patamares desiguais e insuficientes de recursos. Para dimensionar que condições de qualidade tal padrão de financiamento tem garantido, propõe-se a comparação de um indicador de condições de qualidade de oferta do ensino fundamental (ICQ) de redes municipais e estaduais de ensino e um cotejamento com as metas do Plano Nacional de Educação em tramitação em 2013.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).