A Mercantilização da Educação no Brasil sob a Lógica da Especulação Financeira

Autores/as

  • Fábio Luciano Costa UNIRIO

Palabras clave:

Educação, Especulação Financeira, Mercadoria.

Resumen

Este artigo aborda o processo de financeirização da educação no Brasil, dentre outros, caracterizado pela formação de grandes grupos empresariais educacionais, a sua desnacionalização com a inserção de capitais estrangeiros e a comercialização de ações de alguns destes grupos em bolsas de valores na busca da rápida ampliação dos lucros. Privilegiou-se uma discussão, ainda que introdutória, a qual pudesse inserir e associar o tema no campo dos estudos da economia política, com o foco nas reformas neoliberais e novo-desenvolvimentistas no país nas duas últimas décadas. Fenômeno recente e ainda pouco destacado pelos trabalhos acadêmicos, esta forma de mercantilização educacional, pela magnitude que tem tomado na movimentação de capitais, levanta questões importantes quanto aos rumos que estão direcionando a educação no sistema capitalista. Longe de combater, este processo educacional acaba por contribuir com a ampliação das desigualdades sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Luciano Costa, UNIRIO

Graduação História (UFU). Graduação incompleta Filosofia (UFU). Especialista em Sociologia Política (UFPR). Mestrando Educação (UNIRIO)

Publicado

2012-12-14

Cómo citar

Costa, F. L. (2012). A Mercantilização da Educação no Brasil sob a Lógica da Especulação Financeira. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 1. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/23683

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.