A Mercantilização da Educação no Brasil sob a Lógica da Especulação Financeira
Palabras clave:
Educação, Especulação Financeira, Mercadoria.Resumen
Este artigo aborda o processo de financeirização da educação no Brasil, dentre outros, caracterizado pela formação de grandes grupos empresariais educacionais, a sua desnacionalização com a inserção de capitais estrangeiros e a comercialização de ações de alguns destes grupos em bolsas de valores na busca da rápida ampliação dos lucros. Privilegiou-se uma discussão, ainda que introdutória, a qual pudesse inserir e associar o tema no campo dos estudos da economia política, com o foco nas reformas neoliberais e novo-desenvolvimentistas no país nas duas últimas décadas. Fenômeno recente e ainda pouco destacado pelos trabalhos acadêmicos, esta forma de mercantilização educacional, pela magnitude que tem tomado na movimentação de capitais, levanta questões importantes quanto aos rumos que estão direcionando a educação no sistema capitalista. Longe de combater, este processo educacional acaba por contribuir com a ampliação das desigualdades sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).