Acesso e financiamento da pré-escola: estudo de caso em Millburn, Nova Jersey – Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67573Palabras clave:
Financiamento público. Pré-escola. Millburn. Nova Jersey. Educação.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o financiamento e a oferta da pré-escola pública na cidade de Millburn, Nova Jersey. Para tal, foi realizado um estudo de caso abordando alguns aspectos do modelo de financiamento e de acesso à educação nos Estados Unidos, através de dados oficiais e literatura internacional. Verificou-se que o atendimento às crianças de 3 e 4 anos, no município de Millburn, se dá através de um programa de pré-escola, limitado a 48 vagas públicas, porém, não gratuitas, e que a totalidade do atendimento de crianças de 0 a 3 anos ocorre exclusivamente pela rede privada de ensino.
Descargas
Citas
ADRIÃO, Theresa. Escolas charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. especial, p. 263-282, 2014.
CORSI-BUNKER, Antonella. Guide to the Education System in the United States. ISSS, University of Minnesota [s.d.]. Disponível em: <http://www.isss.umn.edu/publications/USEducation/>. Acesso em: 25 jun. 2015.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
MALONEY, Larry. New Jersey. In: BATDORFF, Meagan; MALONEY, Larry et al. (Org.). Charter School Funding: Inequity Expands. April, 2014. Disponível em: <http://www.uaedreform.org/wp-content/uploads/2014/charter-funding-inequity-expands-nj.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2015.
MILLBURN Towership Public Schools. 2014-15 User Friendly Budget Summary. April 30, 2014. Disponível em: <http://www.millburn.org/files/_zeARA_/b6414439a623f9003745a49013852ec4/User_Friendly_Budget_1415.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2015.
MILLBURN Towership Public Schools. About Millburn Schools. 2015. Disponível em: <http://www.millburn.org/pages/Millburn_Township_PS/_District/About_Millburn_Schools>. Acesso em: 26 jun. 2015.
MILLBURN Towership Public Schools. PreSchool Information 2015-2016. 2016. Disponível em: <http://www.millburn.org/pages/Millburn_Township_PS/Departments/Special_Services/Preschool/PreSchool_Info_2013-2014>. Acesso em: 26 maio 2015.
NEW JERSEY. New Jersey Permanent Statues (Updated Through P. L. 2015, ch.68, and JR2 of 2015). 2015. Acesso em: 10 jul. 2015. Disponível em: <http://lis.njleg.state.nj.us/cgi-bin/om_isapi.dll?clientID=136770&depth=2&expandheadings=off&headingswithhits=on&infobase=statutes.nfo&softpage=TOC_Frame_Pg42>. Acesso em: 26 maio 2015.
NEW JERSEY. New Jersey State Constituition. 1947. Disponível em: <http://www.njleg.state.nj.us/lawsconstitution/constitution.asp>. Acesso em: 05 jul. 2015.
O’DEA, Collen. Interactive Map: per-pupil costs vary widely in New Jersey’s schools. NJ Spotlight. May 16, 2014. Disponível em: <http://www.njspotlight.com/stories/14/05/15/per-pupil-school-spending/>. Acesso em: 26 jun. 2015.
O’DEA, Collen. Private vs. Public School? NJ Spotlight Map Pinpoints Numbers. Millburn-Short Hills Patch. February 10, 2012. Disponível em: <http://patch.com/new-jersey/millburn/private-vs-public-school-nj-spotlight-map-pinpoints-numbers>. Acesso em: 26 jun. 2015.
UNITED STATES. Census Bureau, Profile of General Population and Housing Characteristics: 2010. 2010 Demographic Profile Data. Millburn Township, Essex County, New Jersey.
UNITED STATES. Census Bureau, Public Education Finances: 2014. Education Finance Branch, Issued June, 2016. Disponível em: <https://www2.census.gov/govs/school/14f33pub.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).