O Enlace entre Psicanálise, Educação, Cinema e a Experiência Adolescente

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Cinema, Adolescência, Profanação

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre alguns efeitos metodológicos para a pesquisa-intervenção com adolescentes que advêm do encontro entre Psicanálise, Educação e Cinema. Para isso, partimos da experiência que tivemos com o Cine na Escola, dispositivo através do qual ofertamos sessões de cinema em conjugação com a abertura de um espaço de circulação da palavra aos adolescentes de uma escola pública de nossa cidade situada em uma região com altos índices de violência e vulnerabilidade. Articulando a discussão ao conceito de profanação de Giorgio Agamben, propomos profanar o uso utilitário do cinema, evocando a dimensão do novo na passagem adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Gurski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Rose Gurski é psicanalista, membro da APPOA. Profª. do PPG de Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Vice-coord. do GT Psicanálise e Educação (ANPEPP). Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP. Co-coord. do NUPPEC/UFRGS. Membro da Rede Internacional Coletivo Amarrações. Autora do livro Três Ensaios sobre Juventude e Violência (Escuta, 2012).

Jane Fischer Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS; Centro Universitário Metodista-Instituto Porto Alegrense (IPA), Porto Alegre/RS

Jane Fischer Barros é psicóloga Clínica (UFRGS) de orientação analítica em consultório particular e Doutora em Educação (UFRGS). Atua na interface Psicologia, Psicanálise e Educação. Atualmente, é professora de graduação do IPA (RS) nos cursos de Psicologia, Nutrição e Enfermagem, realizando pesquisas no campo da psicologia escolar.

Stéphanie Strzykalski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Stéphanie Strzykalski é psicóloga Clínica. Mestranda do Programa de Pós-graduação de Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Pesquisadora vinculada ao eixo Psicanálise, Educação, Adolescência e Socioeducação do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS). 

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Gurski, R., Barros, J. F., & Strzykalski, S. (2019). O Enlace entre Psicanálise, Educação, Cinema e a Experiência Adolescente. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/85002

Edição

Seção

Artigos