A Relação Público-Privada na Oferta da Educação Infantil em Porto Alegre

Autores

Palavras-chave:

Estado, Parceria Público-Privada, Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa sobre a parceria do poder público com instituições da sociedade civil para a oferta de educação infantil, no município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no período de 2017 a 2019. O referencial teórico-metodológico consultado parte da materialização do Estado, em um processo de correlação de forças, construídas historicamente por sujeitos que demandam políticas públicas. Constatou-se o incremento do setor privado na oferta e execução da política municipal de educação infantil, com implicações para a democratização do acesso e do atendimento das crianças. Assim, o direito à educação infantil não se concretiza plenamente, fortalecendo as desigualdades em uma sociedade de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação e professora convidada do curso de pós-graduação em educação da UFRGS. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das Implicações da Relação Público-Privada para a Democratização da Educação na América: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela.

Maria Otilia Kroeff Susin, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre/RS

Maria Otilia Kroeff Susin é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa: Relação entre o Público e o Privado na educação (GPRPPE/UFRGS), tem como foco de pesquisa a oferta da Educação Infantil, enquanto direito público a ser assegurado a todas as crianças e suas famílias.

Monique Montano, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre/RS

Monique Montano é professora da Rede Municipal de Porto Alegre na Escola de Ensino Fundamental São Pedro. Atuou no Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Possui graduação em Pedagogia (FAPA), especialização (UFRGS), Mestrado (UFRGS) e é Doutoranda na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais (UFRGS). Compõe o Grupo de Pesquisa: Relação entre o Público e o Privado na educação (GPRPPE/UFRGS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, democratização, parcerias público privado, educação infantil. 

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Peroni, V. M. V., Susin, M. O. K., & Montano, M. (2022). A Relação Público-Privada na Oferta da Educação Infantil em Porto Alegre. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105676

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)