Conversas com Jovens e Escolas que Passam pelos Filmes e por Nossas Vidas

Autores

  • Aristóteles de Paula Berino Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu/RJ
  • Aldo Victorio Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Jovens. Escola. Cinema. Cultura Visual.

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisas distintas que se articulam no Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte e são desenvolvidas em espaços de ensino público popular e visam à produção de recursos investigativos que favoreçam a atualização das práticas educacionais recorrendo aos recentes avanços dos estudos das visualidades como forças criadoras e leitoras das imagens visuais. Assim, partindo do cinema com realização fílmica e metáfora das vidas nas escolas, articulamos reflexões acerca dos modos de fazer cotidianos que marcam cada vez mais as vidas juvenis como acontecimentos imagéticos, cujas leituras abertas e atentas só beneficiarão os jovens estudantes e a construção de uma escola do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristóteles de Paula Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu/RJ

Aristóteles de Paula Berino é licenciado em História (UFF) e Doutor em Educação (UFF). Professor do Curso de Pedagogia no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Líder do GRPESQ Estudos Culturais em Educação e Arte.

Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Aldo Victorio Filho é graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Doutor em Educação (UERJ). Professor do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED ambos da UERJ. Grupos de pesquisa: Estudos Culturais em Educação e Arte - UERJ/UFRRJ; Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, e Cultura Visual e Educação - UFG. Bolsista “Jovem cientista do nosso estado” FAPERJ e Procientista UERJ.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Berino, A. de P., & Victorio Filho, A. (2017). Conversas com Jovens e Escolas que Passam pelos Filmes e por Nossas Vidas. Educação &Amp; Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64320

Edição

Seção

Educação e Mundos Imagéticos e Sonoros