Diálogos entre Boaventura de Sousa Santos, Educação Especial e Currículo

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial. Currículo. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O texto tem como objetivo a aproximação da Educação Especial com as produções de Boaventura de Sousa Santos. Busca entender como as teorias do autor contribuem com a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação na escola. Traz conceitos centrais do pensamento do autor e aproximações que podem ser feitas com os pressupostos da Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar e apresenta uma experiência de formação continuada com professores da Educação Básica para reflexão crítica das implicações dos currículos escolares na escolarização de alunos apoiados pela Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ines de Oliveira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

Professora adjunta e chefe do Departamento de Teorias do Ensino e Praticas Educacionais (DTEPE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui mestrado e doutorado em Educação pela UFES.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

Professor adjunto do Centro de Educação, Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da UFES. Possui doutorado e pós-doutorado pela UFES.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Ramos, I. de O., & Vieira, A. B. (2017). Diálogos entre Boaventura de Sousa Santos, Educação Especial e Currículo. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/67534

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)