Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital

Autores

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Equidade, Aprendizagem, Organismos Internacionais.

Resumo

Discutimos orientações internacionais de políticas educacionais entre 1990 e 2020 e analisamos três gerações de políticas de educação especial no Brasil, relacionando o eixo educação e inclusão e as estratégias equidade e aprendizagem. As estratégias têm relação com diversificação educacional, flexibilização curricular, diferenciação de trajetórias, habilidades e competências que prescindem das instituições escolares e do conhecimento. Identificamos uma perspectiva multifacetada relacionada à inclusão, combinando atendimentos segregados e integracionistas. As proposições em tela induzem ao rebaixamento formativo e processos de desescolarização, reforçando os mecanismos de desigualdade constitutivos da sociabilidade do capital.

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Biografia do Autor

Rosalba Maria Cardoso Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Rosalba Maria Cardoso Garcia possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora associada do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Política Educacional e Trabalho – GEPETO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial.

Maria Helena Michels, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Maria Helena Michels possui doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Em 2018, realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Playa Ancha (Chile). É professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Departamento de Estudos Especializados em Educação desde 2006. Membro do Grupo de Estudo sobre Política Educacional e Trabalho e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Especial.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Garcia, R. M. C., & Michels, M. H. (2022). Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116974

Edição

Seção

Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital