Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital
Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Equidade, Aprendizagem, Organismos Internacionais.Resumo
Discutimos orientações internacionais de políticas educacionais entre 1990 e 2020 e analisamos três gerações de políticas de educação especial no Brasil, relacionando o eixo educação e inclusão e as estratégias equidade e aprendizagem. As estratégias têm relação com diversificação educacional, flexibilização curricular, diferenciação de trajetórias, habilidades e competências que prescindem das instituições escolares e do conhecimento. Identificamos uma perspectiva multifacetada relacionada à inclusão, combinando atendimentos segregados e integracionistas. As proposições em tela induzem ao rebaixamento formativo e processos de desescolarização, reforçando os mecanismos de desigualdade constitutivos da sociabilidade do capital.Downloads
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Publicado
2022-02-15
Como Citar
Garcia, R. M. C., & Michels, M. H. (2022). Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116974
Edição
Seção
Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital