O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão
Palavras-chave:
Educação Especial, Alunos com deficiência, Educação Superior, Indicadores Educacionais, Inclusão.Resumo
O artigo objetiva apresentar um panorama do acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior no Brasil. Durante décadas, as políticas públicas têm promovido e defendido práticas educacionais inclusivas, mas, apesar de algumas melhorias, o sistema educacional ainda parece ter dificuldades para acomodar alunos com deficiência. Os dados foram extraídos das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontam que as medidas governamentais priorizaram a expansão de instituições privadas, enquanto a representação de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras continua sendo um cenário de exclusão.Downloads
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Publicado
2021-01-26
Como Citar
Cabral, V. N. de, Orlando, R. M., & Meletti, S. M. F. (2021). O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105412
Edição
Seção
Artigos