O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política
Palavras-chave:
Psicanálise e Educação, Política, Adolescência, Desejo de Fascismo, Törless.Resumo
Este artigo realiza uma leitura sobre a construção da adolescência que vive atmosferas sociais totalitárias, através da análise das variáveis sócio-políticas presentes no romance de formação O Jovem Törless, de Robert Musil. Na interlocução entre psicanálise, educação e política, articulamos a inquietação do autor ante a ambivalência moral de sua geração, com as propostas educacionais e políticas apresentadas aos jovens deste tempo. No romance, a noção de formação foi corroída na Modernidade e substituída pela socialização com práticas homogeneizantes e massificadoras. Diante da adolescência sem qualidades, cabe um trabalho de restauração do desejo, forjando uma versão singular do destino do corpo político do sujeito e do social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-06-23
Como Citar
Gurski, R., & Perrone, C. M. (2021). O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política. Educação &Amp; Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109161
Edição
Seção
Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política