Estudo do comportamento estrutural de painéis light woodframe com envelopamento por tábuas de madeira serrada
Palavras-chave:
Construções em madeira, Woodframe, Metodologia de projeto, Modelagem Digital, Pinus spp., Shear WallsResumo
No Brasil, construções em madeira do tipo light woodframe possuem envelopamento estrutural do painel dependente do uso de chapas de OSB (Oriented Strand Board), o que implica em uma dificuldade em seu acesso por parte da população. Para ampliar a aplicação do sistema, uma possibilidade consiste em um projeto não atrelado aos monopólios de componentes construtivos. Uma possibilidade é a substituição da camada de envelopamento estrutural dos painéis por tábuas de madeira serrada convencional. Como objetivo esta pesquisa analisa a viabilidade de utilização e o comportamento de painéis de madeira serrada com envelopamento em tábuas de pinus quando solicitados a esforços horizontais, utilizando modelo numérico de simulações em software. O trabalho estuda cinco diferentes tipologias de painéis: um modelo digital de calibração baseado em experimento ensaiado em laboratório; quatro modelos de diferentes configurações, comparando entre si o desempenho estrutural de cada um com dados publicados na literatura. A modelagem digital utilizou dados experimentais já obtidos em trabalhos anteriores. Dos cinco tipos estudados quanto à tensão-deformação, apenas o Modelo 05 não se mostrou viável pela alta concentração de tensão observada nos conectores. Os demais modelos se mostraram adequados aos critérios preconizados por normas e documentos técnicos referenciados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621