DESAFIOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SUECA NA DÉCADA DE 2020
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.98869Palavras-chave:
Educação Física. Ensino. Avaliação. Neoliberalismo.Resumo
Muitos países pelo mundo vivenciaram uma virada neoliberal que fortemente afetou seus sistemas educacionais. Na Suécia, por exemplo, o Estado de Bem-Estar social-democrata foi radicalmente transformado desde a década de 1990, tomando uma direção neoliberal. Numerosas reformas educacionais foram realizadas, sendo estas descritas como as mais extensas em 100 anos do ensino público. Essas mudanças também afetaram a disciplina Educação Física e Saúde (PEH). Há um crescente interesse acerca desse tema e a PEH se tornou uma das áreas mais exploradas da cultura de movimento sueca. Os objetivos deste artigo são indicar as pesquisas recentes, bem como identificar e formular possíveis mudanças educacionais que professores enfrentam hoje enquanto caminhamos em direção à década de 2020. As questões centrais são: o que caracteriza o ensino em PEH? O que os estudantes aprendem nessa matéria? Existe eficácia na avaliação da PEH sueca?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
